Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mapa volta atrás e vacina de 2 ml contra febre aftosa fica para 2019

Midiamax - 01 de fevereiro de 2018 - 07:40

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alterou a data que definiu anteriormente para o início da aplicação das vacinas reduzidas contra a febre aftosa. Segundo comunicado emitido nesta quarta-feira (31), a nova dose de 2 ml deve ser utilizada a partir de maio de 2019.

Na semana passada, o ministério havia informado que já no segundo semestre de 2018 a redução já entraria em vigor. “Todo o calendário de vacinação deste ano segue sem mudanças, em maio e em novembro, com a vacina de 5 ml's”, conforme publicado pelo órgão.

Há alteração, no entanto, fica por conta da forma de aplicação do produto, que deverá ser preferencialmente subcutânea (abaixo do couro do animal) e não intramuscular, já a partir da primeira fase de vacinação em maio de 2018, afirma nota publicada no site do Mapa. O procedimento tem como objetivo assegurar maior eficiência do produto e para evitar perdas no abate.

O Brasil está em fase final de erradicação da aftosa e de reconhecimento de país livre da doença com vacinação, status que deverá ser obtido internacionalmente, no próximo mês de maio, junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A retirada completa da vacinação deverá acontecer a partir de 2023, processo que será finalizado em 2026, conforme prevê o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

SIGA-NOS NO Google News