Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mapa terá de fazer novo exame na região que houve aftosa

Marina Miranda / Campo Grande News - 17 de agosto de 2006 - 14:09

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) terá de fazer novos exames na região onde ocorreu o foco de febre aftosa. A segunda bateria de testes apresentou animais reagentes, contudo, não se pode afirmar que há novo foco na região, segundo ressaltou Nilton Antônio de Morais, coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do ministério.
De acordo com ele, foi feita investigação sorológica para verificar se as fontes de infecção foram eliminadas, contudo o resultado não foi satisfatório. Os animas reagentes podem ter sido afetados pela vacina, por exemplo – essa dúvida deve ser tirada com os novos exames.

Esta tarde, os técnicos do Mapa devem anunciar os detalhes sobre os dados coletados. A primeira sorologia foi feita entre março e maio deste ano – 175 animais foram reagentes. O procedimento se repetiu nos meses de junho e julho em 2.489 cabeças – não foram divulgados os detalhes. Em princípio, o pró-bang, exame feito com material coletado da faringe do animal, está descartado. Ele é comumente utilizado quando há aspectos clínicos visíveis, o que não foi detectado.
Uma minuta com o resumo dos dois dias de trabalho foi enviada ao Mapa e depois de avaliada, será divulgada à imprensa. A reunião está marcada para às 15h, na SFA (Superintendência Federal de Agricultura).

Nilton adiantou que não há possibilidade de aumentar a área de interdição, Eldorado, Mundo Novo e Japorã, contudo não informou quando ela será liberada por completo. A região será monitorada. A última ocorrência de foco considerada pelo Mapa foi em abril deste ano.

SIGA-NOS NO Google News