Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mapa suspende inclusão de novas fazendas no Sisbov

Sandra Luz/Campo Grande News - 18 de março de 2008 - 20:05

Irregularidades em empresas certificadoras fizeram o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) suspender a partir desta terça-feira a inclusão de novos estabelecimentos rurais no Sisbov (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). O Sisbov é a base de dados do serviço brasileiro de rastreabilidade e a constatação de problemas no serviço fizeram a União Européia a limitar a importação de carne brasileira a 95 fazendas.

O ministro da Agricultura Renhold Stephanes deu um ultimado às certificadores: “ou trabalham de forma correta, ou elas vão cair fora do sistema. Elas têm que mostrar que têm capacidade para fazer esse trabalho, porque até agora não mostraram”.
As novas inclusões no Sisbov dependem, agora, do fim da auditoria nas certificadoras. O Mapa vai promover um curso para 200 auditores que vão trabalhar na fiscalização às empresas. Técnicos da União Européia devem contribuir no trabalho.

No fim de fevereiro, o Ministério da Agricultura divulgou uma lista com 106 fazendas que cumprem as exigências da União Européia para exportação de carne. A lista conta, agora, com 95 fazendas, porque 11 delas foram excluídas por apresentarem irregularidades na documentação. (As informações são da Agência Brasil)

SIGA-NOS NO Google News