Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mapa regulamenta uso de aditivos na alimentação animal

Acrissul - 03 de dezembro de 2004 - 15:37

Foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial da União a Instrução Normativa n° 13, de 30 de novembro de 2004, que aprova o Regulamento Técnico sobre Aditivos para Produtos Destinados à Alimentação Animal segundo as boas práticas de fabricação.

Estabelecendo os procedimentos sobre registro, comercialização e avaliação da segurança de uso dos aditivos, a IN contém três anexos. O primeiro anexo é o regulamento propriamente dito e trata do alcance da Instrução Normativa, de definições e de princípios gerais. No Anexo II estão discriminados, especificamente, os cinco diferentes grupos de aditivos: tecnológicos (adsorventes, aglomerantes, conservantes, etc.); sensoriais (palatabilizantes, corantes, pigmentantes, etc.), nutricionais (vitaminas, sais minerais, aminoácidos, oligoelementos, etc.), zootécnicos (subdivididos em três grupos funcionais: digestivos, equilibradores da flora e melhoradores de desempenho) e anticoccidianos.

O Anexo III, por fim, faz referência exclusivamente aos aditivos zootécnicos com propriedades funcionais digestivas (enzimas, excluídas as coadjuvantes da produção) e equilibradoras da flora do trato digestório (probióticos, prebióticos e acidificantes). O novo Regulamento vigora a partir de 1° de dezembro de 2004, data de sua publicação no DOU.

SIGA-NOS NO Google News