Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mapa mantém interdição em Japorã, Eldorado e Mundo Novo

Humberto Marques/Campo Grande News - 18 de agosto de 2006 - 17:21

Os municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo continuarão interditados até que sejam concluídos estudos para comprovar a ausência de circulação viral da febre aftosa na região. A decisão partiu do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), após serem apresentados os resultados da investigação sorológica realizada em propriedades rurais dos três municípios – na qual foram identificados animais reagentes ao vírus da aftosa.

Dentre as ações, foi definida a intensificação dos trabalhos de vigilância sanitária na região e a condução de novos estudos para identificar se ainda há circulação viral nos municípios. A decisão partiu das conclusões apresentadas na Nota Técnica 27/2006, nas quais apresentam-se os resultados dos exames – que foram apresentados ontem pelo secretário de Produção e Turismo e diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A avaliação sorológica envolveu 382 propriedades rurais dos três municípios, com bovinos entre seis e 24 meses de idade, sendo efetuada em duas fases e resultando na coleta de 9.947 amostras de soro sanguíneo de bovinos. Conforme o DSA, foram observadas 68 propriedades rurais com pelo menos um bovino reagente na primeira fase. A nova coleta indicou que 55 propriedades tinham ainda um animal reagente, totalizando 214 bovinos.

Dos 214 animais reagentes à febre aftosa, 88% já havia passado por duas vacinações contra a doença. Após analisar os dados, a Iagro afirmou que pelo menos 62% das propriedades na região desobedeceram a normativa para que não fosse efetuada vacinação nos animais – o que causaria problemas na identificação sorológica do vírus da aftosa.

“Diante do exposto, e considerando os resultados finais encontrados, não há possibilidade de avançar neste momento no processo de suspensão das restrições impostas nos três municípios envolvidos, devendo a interdição ser mantida, além de intensificadas as ações de vigilância na região. Novo estudo para comprovar a ausência de circulação viral na região deverá ser conduzido”, destacou a nota, assinada por Jamil Gomes de Souza, diretor do Departamento de Sanidade Animal do Mapa.

SIGA-NOS NO Google News