Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MAPA libera produtos sul-mato-grossense

Famasul - 26 de outubro de 2005 - 14:04

O MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), divulgou hoje a circular 041 do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), que libera o trânsito de produtos do Estado de Mato Grosso do Sul e Paraná para todo Brasil.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Léo Brito, de Brasília, considerou que a conquista deve-se a uma ação conjunta da Federação, do Governo Estadual, do Governo Federal, da Iagro e de todas as entidades e autoridades que estão empenhados em resolver a situação na região afetada pelo vírus da febre aftosa.

O produtos liberados pelo MAPA foram a carne desossada (maturação sanitária de 24 horas, na temperatura de 2 °C e ph final não ultrapassando 6,0), carnes de suínos (desossada e embalada), carnes industrializados e embaladas, miúdos embalados, miúdos destinados à produtos técnicos (farmacêuticos, entre outros), miúdos para ração, peles de couro, aparas, couros e raspas. Também entra na lista a farinha de carne, de ossos e de sangue.

O setor leiteiro também foi beneficiado pela medida, pois o MAPA autorizou a circulação do leite cru quando destinado a processamento em indústrias sob controle de inspeção sanitária oficial e o leite pasteurizado, esterilizado e produtos lácteos.

O Governo Federal liberou para Mato Grosso do Sul a quantia de R$ 18 milhões para o abate de animais com febre aftosa e também para indenizar as fazendas afetadas pela doença no cone sul do Estado. E para a agricultura familiar, que também foi atingida nos cinco municípios pela doença, o presidente liberou mais R$ 6 milhões. “Queremos que esse dinheiro chegue às mãos dos produtores afetados o mais rápido possível”, questiona Brito.

SIGA-NOS NO Google News