Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/03/2009 11:00

Manual nacional dos Juizados partirá do modelo do TJMS

TJMS

Padronizar os diversos procedimentos adotados nos Juizados Especiais do país, por meio da criação de um manual a ser adotado por todos os tribunais, é a medida prevista na Portaria nº 449, de 7 de janeiro de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O próprio Conselho instituiu um Comitê Especial para implementação do Manual dos Juizados Especiais, o qual objetiva unificar e uniformizar atos e procedimentos cartorários e metodológicos dos Juizados Especiais em todo o país.

Na primeira reunião do Comitê, ocorrida no dia 3 de março, em Brasília, compareceram membros e representantes de diversos tribunais do país, como Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas. Pelo Judiciário de Mato Grosso do Sul esteve presente a Dra. Eliane de Freitas Lima Vicente, juíza diretora do Foro do Juizado Central, representando o Des. Rêmolo Leteriello, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de MS, que já compõe aquele Comitê.

A Drª Eliane comentou que, na ocasião do encontro em Brasília, constatou-se que o manual elaborado durante a presidência do Des. Rêmolo Letteriello no Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no TJMS (nos anos de 2003 a 2004) foi utilizado como fonte de pesquisa para a elaboração do texto do Manual Nacional referente aos procedimentos da área cível, que já foi apresentado para discussão e sugestões na reunião.

O manual do TJMS servirá de ponto de partida para a confecção do texto referente aos procedimentos da área criminal, ainda não elaborado, tendo sido designada a Dra. Eliane para relatar a proposta e apresentá-la na próxima reunião, tendo em vista também atuar na jurisdição criminal e já utilizar o manual de procedimentos do TJMS, que é completo, e possui as áreas cível e criminal.

Autoria do Texto:Departamento de Jornalismo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)