Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: manual de etiqueta do corredor

Mundo Fitness

Sua Corrida - 29 de novembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: manual de etiqueta do corredor

Todo corredor já se incomodou com algum outro participante na hora da prova. Umas pessoa mais lenta ou grupos que formam paredões são algumas das situações que acontecem durante uma competição.

Algumas atitudes simples, mas importantes, porém, podem tornar a experiência melhor para todos. Pensando nisso, preparamos um pequeno manual de etiqueta da corrida. Confira!

Largue junto de seu pelotão
Os pelotões são separados por um motivo: ritmo. Se você largar em um pelotão que não é o seu, pode acabar atrapalhando outros atletas e até a si mesmo devido a diferença de velocidade.

Não forme o paredão
Quando estamos acompanhados, é normal querermos correr ao lado de nossos amigos. Mas isso pode gerar o famoso “paredão”, bloqueando a passagem daqueles que estão em uma velocidade maior. “Procure dividir o grupo em duplas ou ficar um atrás do outro”, sugere Nelson Evêncio, treinador da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva, em São Paulo.

Mantenha-se à direita
As regras de trânsito também se aplicam à corrida. Se você está correndo em um ritmo menor ou vai diminuir o passo, fique à direita. Desse modo, você abre espaço para quem está mais rápido ultrapassar pela esquerda. Não há nada pior do que ficar preso atrás de alguém com um ritmo menor que o seu.

Caso você seja o corredor mais rápido, peça licença. Cortar entre duas pessoas ou espaços apertados não é nada agradável – para você e para quem está sendo ultrapassado. “A melhor forma de pedir licença é verbalmente ou com um leve toque no ombro”, afirma o Evêncio.

Sinalize na hora de pegar água
Isso facilita o entendimento entre você e o staff. Desse modo, ele já saberá que você irá pegar água, agilizando todo o processo. E não se esqueça: lugar de lixo é no lixo! Nada de jogar o copo plástico no chão: espere até uma lixeira para poder descartar. Se não houver uma, procure jogar no canto da pista e não em lugares afastados. Assim, é garantido que seu lixo será retirado após a prova.

Fique atento ao seu redor
Esta é uma boa prática do manual de etiqueta da corrida. Seja na hora de jogar o lixo fora ou até mesmo cuspir, fique atento ao seu redor. Não pare de correr repentinamente. Fique ligado também aos sons para o caso de alguém pedir passagem. O recomendado, como dito anteriormente, é sempre permanecer à direita. E se for tirar uma selfie, não para bruscamente. Procure ir para as laterais e cheque se não há ninguém atrás de você.

Esteja devidamente inscrito
Correr de “pipoca” não é certo, já que você acaba usando de uma estrutura que foi paga por outro atleta. Além disso, não é correto emprestar o número de peito para outra pessoa. “Existe todo um registro do atleta que deve ser respeitado”, explica Evêncio. Nada de ferir o manual de etiqueta da corrida, ok?

SIGA-NOS NO Google News