Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mantega diz que país será atingido por crise

13 de outubro de 2008 - 14:56

Após um final de semana discussões sobre a crise financeira. O Brasil se destacou entre as 20 maiores economias do mundo e recebeu elogios do presidente dos Estados Unidos, George Bush. Ele disse que o Brasil pode se sair bem dessa crise.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, presidiu a reunião do G-20 e não poupou críticas aos países ricos. O ministro também deu uma entrevista ao programa Bom Dia Brasil

- Ao todo, 75% do PIB mundial dependem do crescimento dos países emergentes, e não mais dos paises avançados. Essa é a diferença. Nós poderemos garantir um certo crescimento da economia mundial - afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Os juros vão cair para quanto no Brasil?

- O Brasil tem uma situação especifica em relação a juros, que diz respeito ao quadro inflacionário. Se houver uma mudança do quadro inflacionário, talvez a partir dessa retração da economia mundial e da queda do preço das commodities, ou seja, o petróleo caindo o preço como está caindo, trigo, milho, grãos etc., então nós teremos no Brasil uma redução de preços - disse Guido Mantega.

- O Brasil é claro que é atingindo. Nós entramos num mundo globalizado. Mas é menos atingido por quê? Um setor financeiro sólido, nós temos um mercado interno que os outros não têm, e ele pode substituir o mercado externo, que vai encolher. Nós temos reservas de US$ 200 bilhões. Ter reserva nessa hora significa estar preparado para um ataque especulativo, um problema cambial.

E as perdas na Bolsa?

- Aqueles que perderam na Bolsa e estão preocupados com isso que a Bolsa brasileira se desvalorizou, mas em outros momentos ela vai se valorizar, porque os ativos que estão na Bolsa são sólidos.

A semana que começa vai ser de crise ou vai ser uma semana de começo de recuperação?

- Um fator importante nessa crise é a questão da confiança. O que foi feito pelos Estados Unidos e Europa não é suficiente para debelar a crise na sua fase mais aguda. Eles terão que fazer mais.






Corumba Online

SIGA-NOS NO Google News