Cassilândia, Domingo, 30 de Abril de 2017

Últimas Notícias

29/09/2008 15:52

Manoel Afonso - Vereança : em quem votar?

Manoel Afonso

VEREANÇA: EM QUEM VOTAR?



Pergunte ao seu vizinho se já escolheu o candidato a vereador. É bem possível que responderá negativamente. Pois é! A porta da política tem códigos “indecifráveis” de leitura para permitir ou negar o acesso dos pretendentes a esse criticado e tão desejado espaço do poder. Com a mesma eficiência que ascende a luz vermelha para alguns tidos como preparados, franquia a entrada de outros - portadores de menos atributos dos que foram reprovados.
No fundo, a opinião pública gostaria que os vereadores fossem os melhores, aqueles que mais se destacassem nas suas respectivas atividades junto à comunidade: um grande economista, tributarista, o reconhecido médico, educador, engenheiro, sociólogo e por aí afora.
Mas o eleitor sabe que não é por aí, que nem sempre esses personagens têm na política seu maior sonho de realização pessoal. Muito não tem jeito para a “coisa”; têm ojeriza pela política “graças” ao sistema corrupto e viciado ou ainda entendem que podem contribuir com o bem estar público mesmo sem exercer qualquer cargo eletivo.
De toda essa equação acima, nas grandes, médias e pequenas cidades, o resultado – proporcionalmente – é parecidíssimo: o quadro dos pretendentes ao legislativo dificilmente representa os desejos da “faixa pensante”, que separa o fenômeno popularidade do quesito capacidade e assim por diante. Em conseqüência, os partidos são obrigados a lançar os nomes dos quais dispõem, objetivando é claro, conquistar o maior número possível de cadeiras legislativas. É assim que funciona na pratica.
Se os chamados os candidatos intelectuais são tidos como chatos, com dificuldade na interação com as camadas mais baixas da população, os postulantes que falam a mesma língua do eleitor levam vantagem. No subconsciente do eleitor, quem manda mesmo na cidade é o prefeito (no que não está totalmente errado) e que a função da vereança é quase meramente formal, sem grande expressão.
Para o eleitor vigora a tese: “todos são iguais, mas esse é meu amigo – (ou mais simpático e bonzinho)”... e por aí afora. Quem ganha com isso é o candidato que mais se identifica com o eleitor descompromissado, que pelas pesquisas, faltando poucos dias para a eleição – ainda não escolheu seu candidato a vereador.
O eleitor não pode, entretanto, deixar de levar em conta algumas hipóteses na escolha do seu candidato. Não se trata apenas de eleger alguém para a Câmara Municipal, mero figurante ou não. Ele também poderá estar viabilizando o ingresso no poder de um cidadão desqualificado e com pretensões e chances no futuro de tentar a prefeitura e até o Congresso Nacional. Votando bem você estará cortando o mal pela raiz. Hoje “mensalinho” – amanh㠓mensalão”.


Manoel Afonso
(comentarista da TV.Record-MS)
mcritica@terra.com.br


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)