Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/09/2008 15:52

Manoel Afonso - Vereança : em quem votar?

Manoel Afonso

VEREANÇA: EM QUEM VOTAR?



Pergunte ao seu vizinho se já escolheu o candidato a vereador. É bem possível que responderá negativamente. Pois é! A porta da política tem códigos “indecifráveis” de leitura para permitir ou negar o acesso dos pretendentes a esse criticado e tão desejado espaço do poder. Com a mesma eficiência que ascende a luz vermelha para alguns tidos como preparados, franquia a entrada de outros - portadores de menos atributos dos que foram reprovados.
No fundo, a opinião pública gostaria que os vereadores fossem os melhores, aqueles que mais se destacassem nas suas respectivas atividades junto à comunidade: um grande economista, tributarista, o reconhecido médico, educador, engenheiro, sociólogo e por aí afora.
Mas o eleitor sabe que não é por aí, que nem sempre esses personagens têm na política seu maior sonho de realização pessoal. Muito não tem jeito para a “coisa”; têm ojeriza pela política “graças” ao sistema corrupto e viciado ou ainda entendem que podem contribuir com o bem estar público mesmo sem exercer qualquer cargo eletivo.
De toda essa equação acima, nas grandes, médias e pequenas cidades, o resultado – proporcionalmente – é parecidíssimo: o quadro dos pretendentes ao legislativo dificilmente representa os desejos da “faixa pensante”, que separa o fenômeno popularidade do quesito capacidade e assim por diante. Em conseqüência, os partidos são obrigados a lançar os nomes dos quais dispõem, objetivando é claro, conquistar o maior número possível de cadeiras legislativas. É assim que funciona na pratica.
Se os chamados os candidatos intelectuais são tidos como chatos, com dificuldade na interação com as camadas mais baixas da população, os postulantes que falam a mesma língua do eleitor levam vantagem. No subconsciente do eleitor, quem manda mesmo na cidade é o prefeito (no que não está totalmente errado) e que a função da vereança é quase meramente formal, sem grande expressão.
Para o eleitor vigora a tese: “todos são iguais, mas esse é meu amigo – (ou mais simpático e bonzinho)”... e por aí afora. Quem ganha com isso é o candidato que mais se identifica com o eleitor descompromissado, que pelas pesquisas, faltando poucos dias para a eleição – ainda não escolheu seu candidato a vereador.
O eleitor não pode, entretanto, deixar de levar em conta algumas hipóteses na escolha do seu candidato. Não se trata apenas de eleger alguém para a Câmara Municipal, mero figurante ou não. Ele também poderá estar viabilizando o ingresso no poder de um cidadão desqualificado e com pretensões e chances no futuro de tentar a prefeitura e até o Congresso Nacional. Votando bem você estará cortando o mal pela raiz. Hoje “mensalinho” – amanh㠓mensalão”.


Manoel Afonso
(comentarista da TV.Record-MS)
mcritica@terra.com.br


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)