Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/08/2009 07:50

Manoel Afonso: Ted Kennedy & Leão & Ratos & Brasília

Manoel Afonso*

Tudo bem que na vida pessoal ele prevaricava com grandes porres e escândalos sexuais que acabaram por inviabilizar o sonho da Casa Branca. Mas a nação americana soube separar esse lado dele, da sua postura como defensor das grandes causas sociais, com as quais esteve sempre comprometido.
Desde 1962, quando assumiu o Senado no lugar do irmão John, era visto como um leão - que rugiu durante os mandatos de 10 presidentes da República. Não foi por acaso que dos 100 senadores, 99 deles reconheceram sua eficiência parlamentar e coerência entre seu discurso e ações. As manifestações de autoridades, os atos públicos e a presença de vários ex-presidentes nas cerimônias fúnebres atestam o prestígio do último da dinastia Kennedy.
Também lideranças de minorias sociais, que nas últimas quatro décadas foram aquinhoadas com os benefícios dos esforços de Ted, exaltaram sua brilhante carreira parlamentar. Foram mais de 2.500 leis pelas quais ele batalhou. Aliás, em ocasiões como essa, o povo americano separa uma coisa da outra e faz justiça. Ted legislou contra interesses de poderosos e mesmo assim era reconhecido e respeitado pelos democratas e republicanos.
Enquanto isso... no maior país abaixo da linha do Equador... o povo tem bons motivos para se indignar com o desempenho de seu Senado, que em tese, deveria ser a casa do equilíbrio, dos conselheiros da República, como ocorre em países sérios e comprometidos com os interesses da nação. Adotou-se a postura de que a política é um negócio como outro qualquer.
Para piorar, o Senado perdeu sua autonomia e a própria identidade. Não passa de um simples anexo do Palácio do Planalto, como mostra o noticiário do dia a dia recheado de escândalos. Nem mesmo durante o período da Ditadura Militar o Senado foi tão manipulado e subserviente ao Poder Executivo como nos dias de hoje.
Imaginando que serão reeleitos no vácuo do prestígio pessoal do presidente Lula, senadores simplesmente ignoram leis internas, regras tradicionais e normas da ética de conduta. O próprio presidente da Casa, José Sarney é a antítese do seu ex-colega Ted Kennedy. Não tem a estatura que o cargo requer e suas atitudes pequenas lembram bem a ação daquele animalzinho rabudo, que furtivamente – todas as noites – morde o queijo que não lhe pertence. Vaidoso e hipócrita, Sarney é o retrato vivo deste Senado moribundo, muito mais preocupado com vantagens pessoais. O triste episódio protagonizado pelo Senador Suplicy – mostrando cartão vermelho ao presidente da Casa, é apenas mais um episódio de estarrecer!.
Moral da história: Se os americanos se vangloriam de um senador que não se vergou e nem barganhou, nós brasileiros apenas ficamos preocupados se o estoque de queijo é suficiente para a demanda do Senado. Haverá queijo para todos eles? O Palácio do Planalto sinaliza que sim!


Manoel Afonso *- comentarista da TV Record, MS

Acesse meu blog
www.manoelafonso.com.br





O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)