Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/08/2008 18:45

Manoel Afonso: Quanto custa um vereador ?

Manoel Afonso

Quer saber? É fácil! Basta você pegar o valor do repasse que é feito mensalmente pelo Executivo à Câmara de sua cidade e dividi-lo pelo número de vereadores. Esse dinheiro repassado por lei é gasto com funcionários, telefonemas, correspondências, viagens, salários dos vereadores, assessores, café, aluguel, energia elétrica, gasolina e outras despesas triviais contabilizadas.
Mas se você for criterioso, poderá descobrir quanto custou cada projeto realmente de mérito de seu vereador. Basta pegar o valor que coube a cada um deles na conta sugerida acima e dividir pelo número de projetos de sua autoria.
Aliás, seria muito bom que cada Câmara publicasse um balanço mensal ou anual das atividades dos vereadores constando o que cada um deles fez, desde os projetos de lei, votos de pesar, de congratulações, pareceres em comissões - até os pronunciamentos na tribuna. Com isso o eleitor teria uma radiografia completa da produtividade de quem se elegeu com seu voto, dando-lhe assim condições de avaliar o merecimento de repetir ou não a dose em outubro próximo.
Imagine se esses dados, constando o custo e o trabalho de cada vereador, fossem divulgados nesta época eleitoral. E pergunto: porque até hoje as Câmaras não fazem essa divulgação? Certamente porque o estrago seria geral, colocando várias “excelências” literalmente de saia justa.
Enquanto isso algumas pesquisas mostram que a maioria dos vereadores no Brasil não tem a noção exata do que é legislar, passando a usar do mandato de modo assistencialista, pouco acrescentando na solução real dos problemas da comunidade.
E não custa ao eleitor, nesta temporada de programa eleitoral obrigatório, tanto no rádio como na televisão, prestar atenção nas propostas dos candidatos à vereança. São poucos aqueles que se propõem a uma atuação dirigida a determinado problema, como saúde, transporte ou segurança pública. A larga maioria prefere promessas no atacado. São os fantásticos “polivalentes”, que entendem de tudo um pouco: do combate a formiga saúva ao vazamento em submarino atômico. Parecem mais interessados em resolver a sua própria situação do que da população.
No arremate conclamamos: Apesar dos pesares não se omita e divulgue as razões que o levaram a escolher tal candidato. É uma forma justa de homenagear quem realmente merece. Faça isso!



Manoel Afonso
(comentarista da TV. Record-MS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)