Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/10/2007 16:54

Manoel Afonso: Político tem que ter marketing

Manoel Afonso


Hoje está provado que o charmoso Kennedy não era tão competente e que outros presidentes americanos foram melhores. É o mesmo caso de Collor que só tinha pose de mocinho. Mas o mundo está cheio de exemplos de homens públicos que fizeram sucesso muito mais pela competência do marketing do que pela própria capacidade (se é que tiveram)! Lá no primeiro mundo esse negócio de construir a imagem do político é antigo. Aqui o primeiro que investiu nisso foi Getúlio, que usou bem a mídia e deu no que deu. Aliás, Hitler foi o campeão absoluto na matéria.
O marketing visa exatamente vender uma imagem que agrade aos olhos da população. Essa imagem é resultado da fala, da postura correta de voz, dos gestos faciais, do bom gosto de se vestir e na segurança e esperança que consiga transmitir na abordagem de vários temas.
Exemplos? Pedrossian - o tocador de obras; Wilson - o defensor da probidade administrativa; Zeca – defensor dos pobres; Londres – o articulador; Figueiró – o estilo formiguinha; Lúdio – o rico simples; Nelson Trad – o preparado intelectualmente. Ainda vale lembrar o ex-deputado Gaeta, que construiu uma imagem forte pela sua postura e discursos controvertidos.
Mas a intenção aqui é demonstrar que o político tem que ter uma marca que o identifique perante a população. André é um exemplo bem atual de quem soube construir uma imagem forte mesmo nos momentos negativos. Foi assim na Prefeitura, junto aos seus assessores, funcionários e no trato com a população. Não mudou o estilo nem mesmo quando precisou anunciar o corte dos programas sociais. Era uma medida antipática e desgastante, mas ele se mostrou determinado, convicto!
Claro que os políticos descobriram a importância da mídia, da notícia e da sua imagem, mas nem todos conseguem transpor essa linha divisória. Eles precisam se conscientizar que o eleitor é um consumidor. Se ele compra nas Casas Bahia, se consome Omo e Coca Cola não é por acaso! É porque os nome e imagens estão expostos na mídia e construíram uma imagem de excelência.
Assim, não basta só ser competente. O político tem que ter o marketing pessoal. Mas não deve exagerar, sob pena de ser visto como um demagogo.
Aliás, está cheio deles por aí. E o que é pior: sem senso de ridículo (desconfiômetro).

Manoel Afonso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)