Cassilândia, Domingo, 19 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

12/08/2008 08:01

Manoel Afonso - Política: um bom negócio?

Manoel Afonso

Ah! Agora sim entendi porque a maioria quer permanecer na política. Os números ajudam a confirmar as suspeitas e eles vieram da organização não governamental “Transparência Brasil”. Segundo ela, 46,03% dos candidatos nas capitais no pleito de 2.006 e que agora concorrem à reeleição, ficaram em média mais ricos. Só para complementar a informação: dos 709 atuais prefeitos, vices e vereadores das capitais, 663 estão concorrendo à reeleição. E outro dado significativo: 277 ocupantes de cargos nas Assembléias Legislativas e Congresso Nacional são candidatos nestas eleições prefeiturais.

Mas justiça seja feita: muitos deles conseguem milagrosamente desenvolver atividades paralelas rentáveis, embora o exercício do mandato em uma capital exija dedicação integral. Mas nunca é demais lembrar: se é prefeito, tem que estar ligado 24 horas por dia: se é vice nem tanto, mas se é vereador tem que participar de sessões, comissões, além de outras atividades inerentes ao mandato. Seria “excesso de patriotismo, amor pela causa pública, de servir ao povo”, a grande explicação para tamanha dedicação?

Mas o que eu quero dizer é que essas notícias, frutos de dados colhidos junto aos Tribunais Regionais Eleitorais, onde estão as declarações de bens dos candidatos, ocorrem num momento delicado. Pesquisas indicam que o eleitor anda decepcionado com a ação da classe política, com os escândalos e o pouco interesse na solução de problemas crônicos que judiam do povo em geral. Daí, esse eleitor tem todo o direito de tirar suas deduções, ignorando as exceções e generalizando a bandalheira.


Manoel Afonso, comentarista da TV Record
O eleitor também faz outra conta cruel, mas verdadeira: Quanto efetivamente custa cada vereador, levando em conta o repasse financeiro que é feito pelo Poder Executivo às Câmaras Municipais? Como sempre digo: faltam candidatos a cargos de entidades como asilos e creches, mas sobram candidatos aos cargos eletivos da nossa política.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Sexta, 17 de Fevereiro de 2017
20:33
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)