Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso - Política: um bom negócio?

Manoel Afonso - 12 de agosto de 2008 - 08:01

Ah! Agora sim entendi porque a maioria quer permanecer na política. Os números ajudam a confirmar as suspeitas e eles vieram da organização não governamental “Transparência Brasil”. Segundo ela, 46,03% dos candidatos nas capitais no pleito de 2.006 e que agora concorrem à reeleição, ficaram em média mais ricos. Só para complementar a informação: dos 709 atuais prefeitos, vices e vereadores das capitais, 663 estão concorrendo à reeleição. E outro dado significativo: 277 ocupantes de cargos nas Assembléias Legislativas e Congresso Nacional são candidatos nestas eleições prefeiturais.

Mas justiça seja feita: muitos deles conseguem milagrosamente desenvolver atividades paralelas rentáveis, embora o exercício do mandato em uma capital exija dedicação integral. Mas nunca é demais lembrar: se é prefeito, tem que estar ligado 24 horas por dia: se é vice nem tanto, mas se é vereador tem que participar de sessões, comissões, além de outras atividades inerentes ao mandato. Seria “excesso de patriotismo, amor pela causa pública, de servir ao povo”, a grande explicação para tamanha dedicação?

Mas o que eu quero dizer é que essas notícias, frutos de dados colhidos junto aos Tribunais Regionais Eleitorais, onde estão as declarações de bens dos candidatos, ocorrem num momento delicado. Pesquisas indicam que o eleitor anda decepcionado com a ação da classe política, com os escândalos e o pouco interesse na solução de problemas crônicos que judiam do povo em geral. Daí, esse eleitor tem todo o direito de tirar suas deduções, ignorando as exceções e generalizando a bandalheira.


Manoel Afonso, comentarista da TV Record
O eleitor também faz outra conta cruel, mas verdadeira: Quanto efetivamente custa cada vereador, levando em conta o repasse financeiro que é feito pelo Poder Executivo às Câmaras Municipais? Como sempre digo: faltam candidatos a cargos de entidades como asilos e creches, mas sobram candidatos aos cargos eletivos da nossa política.

SIGA-NOS NO Google News