Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso - Patriarca 25 anos: o que dizer?

Manoel Afonso - 06 de novembro de 2009 - 16:14

Sexta feira aqui na capital é complicado! Compromissos mil e o trânsito ainda mais difícil que o habitual. Só agora garimpei um tempo para falar dos 25 anos da Rádio Patriarca. Acho que sou suspeitíssimo, por razões diversas.
Confesso que após ler as mensagens do Paulo Afonso (de Brasília) e do José Donizethi de Freitas – abriu-se uma clareira sobre a data. É exatamente sobre a importância da Patriarca na comunidade regional! Os dois citados amigos-ouvintes foram felizes na abordagem e eu aproveito a carona para uma análise um pouco mais abrangente ou profunda.
Um dia o Girotto disse-me: em Campo Grande existem muitas pessoas bem mais ricas que você, mas só você tem a oportunidade de falar e dar opinião na televisão; entra nos lares sem pedir licença. Você é um privilegiado por ser conhecido e respeitado em suas opiniões e abordagens. Quantos e quantos não gostariam de estar no seu lugar!
Por analogia, diria a mesma coisa com relação ao Girotto em Cassilândia. Não ficou rico como outros amigos da comunidade – em atividades diversas – mas “foi escolhido” para ser aquele que – sem mandato algum – exerce um papel importantíssimo aos olhos e ouvidos da opinião pública. Claro que não há almoço de graça e ele paga um preço até alto. Afinal, a verdade é boa quando ela não atinge a gente. Quando nos sentimos de alguma forma atingidos, entendemos que aquela verdade não passa de perseguição ou falsidade. É a defesa normal dos humanos.
Como sócio e amigo posso dizer: o Girotto poderia estar exercendo a advocacia, mas preferiu ser radialista, ganhando muito pouco diante dos desafios e responsabilidade. Todos sabem que a cidade empobreceu e que isso reflete no comércio e por extensão no faturamento de quem depende dele. Tenho acompanhado essa luta do Girotto e seus cabelos brancos não são obras do acaso.
Eu apenas dei o pontapé inicial e o Girotto é que é o grande responsável pela sobrevivência e sucesso da Patriarca. De longe, posso falar melhor: todos nós vamos passar, inclusive autoridades e o povo em geral, mas a Patriarca continuará existindo com os ideais do Girotto através dos eventuais sucessores. Por isso acho que a Patriarca é mais forte que as crises passageiras. O mandato da Patriarca não é julgado de 4 em 4 anos, mas sim todos os dias! O mandato dela já dura portanto 25 anos. Enquanto muitos já foram para casa, com o fim de seus mandatos, a Patriarca sobrevive dignamente.
No final, um abraço aos funcionários e ex-funcionários – que deram muito e ganharam também na mesma proporção através do aprendizado de conduta e postura com o mestre Girotto. Aliás, as mensagens neste sentido, de ex-companheiros, não deixam dúvida. É o que penso e digo!

Manoel Afonso

SIGA-NOS NO Google News