Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/11/2013 06:15

Manoel Afonso: "Paraíso das Águas - Eu acredito"

Manoel Afonso
Manoel Afonso: Paraíso das Águas - Eu acredito


Uma cidade sem donos e coronéis, cercada de água abundante, com uma paisagem de encher os olhos pela diversidade da topografia: de chapadões com lavouras, cerrados, pastagens a furnas preservadas que nos encantam. Poucos locais conseguem reunir tantos atributos da generosa natureza.

O diferencial dela começa inclusive com o processo de emancipação, que virou notícia nacional. Isso é recente, todos conhecem e dispensa maiores comentários. Mas é oportuno aqui buscarmos as páginas amareladas de sua história quando se comemora seu aniversário.

A nova fase de Paraíso – ou renascimento - se deu por obra de Pedrossian – através de seu Projeto Apa-Aporé, tão criticado pelos adversários - que desconheciam o potencial da região. Naturalmente que Costa Rica queria o traçado da rodovia passando por lá, mas como lembra o ex-deputado Waldomiro Gonçalves: “ Apesar da pressão política venceu a visão do dr. Pedro, que já vislumbrava a ligação direta com Goiás e Brasília”.
Assim o distrito de Paraíso saiu do isolamento e foi se corporificando tanto na parte estrutural urbana como na política, elegendo vereadores junto a Câmara de Costa Rica. Todos deles, dentro das limitações da época, ajudaram a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Como num passe de mágica, a paisagem arquitetônica da cidade vai mudando para melhor; pela ação do poder público e dinamismo da iniciativa privada. Novas construções residenciais, empreendimentos comerciais, ruas, avenidas e loteamentos compõem um cenário promissor. Mas o futuro nos acena com otimismo: a ligação rodoviária com Inocência transformará a cidade em um importante entroncamento; investimentos de grande porte no setor madeireiro mudarão o perfil social e econômico da vasta região (hoje isolada) banhada pelo rio Sucuriu; a produção agrícola e pastoril será revitalizada pela melhoria das condições regionais, atraindo assim novos empresários.

Evidente que outros fatores militam à favor da cidade, mas tudo é questão de tempo e dependem da ação política das chamadas forças vivas da cidade. É preciso que – respeitando as opções partidárias – as lideranças políticas e da própria comunidade se mantenham vigilantes e unidas nesta importante fase de consolidação. O bem maior – o objetivo principal – é a qualidade de vida das pessoas que aqui residem. Afinal, Paraíso das Águas deixou de ser apenas ponto de passagem, tornou-se destino e todas as flores do futuro estão nas sementes que hoje estão sendo plantadas. Tudo conta: seu bairro, sua rua, sua casa, os amigos e seus vizinhos.

Na formatação de uma cidade todos são importantes: das autoridades e empresários ao encarregado da limpeza das ruas. Todos eles são responsáveis, contribuem com seu trabalho e enriquecem as relações humanas.

Quando se comemora o aniversário da cidade é tempo de manter suas forças unidas, despidas de vaidade e questões menores, focadas no progresso, aceitando eventuais deficiências sem fugir ao desafio de superá-las.
No arremate, lembro a sugestão feita ao então candidato Xixi: pela sua visão extraordinária, o ex-governador Pedrossian merece ser homenageado com um busto na entrada da cidade. “Progresso combina com gratidão e memória”.

MANOEL AFONSO

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)