Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso: "Paraíso das Águas - Eu acredito"

Manoel Afonso - 18 de novembro de 2013 - 06:15

Manoel Afonso: "Paraíso das Águas - Eu acredito"


Uma cidade sem donos e coronéis, cercada de água abundante, com uma paisagem de encher os olhos pela diversidade da topografia: de chapadões com lavouras, cerrados, pastagens a furnas preservadas que nos encantam. Poucos locais conseguem reunir tantos atributos da generosa natureza.

O diferencial dela começa inclusive com o processo de emancipação, que virou notícia nacional. Isso é recente, todos conhecem e dispensa maiores comentários. Mas é oportuno aqui buscarmos as páginas amareladas de sua história quando se comemora seu aniversário.

A nova fase de Paraíso – ou renascimento - se deu por obra de Pedrossian – através de seu Projeto Apa-Aporé, tão criticado pelos adversários - que desconheciam o potencial da região. Naturalmente que Costa Rica queria o traçado da rodovia passando por lá, mas como lembra o ex-deputado Waldomiro Gonçalves: “ Apesar da pressão política venceu a visão do dr. Pedro, que já vislumbrava a ligação direta com Goiás e Brasília”.
Assim o distrito de Paraíso saiu do isolamento e foi se corporificando tanto na parte estrutural urbana como na política, elegendo vereadores junto a Câmara de Costa Rica. Todos deles, dentro das limitações da época, ajudaram a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Como num passe de mágica, a paisagem arquitetônica da cidade vai mudando para melhor; pela ação do poder público e dinamismo da iniciativa privada. Novas construções residenciais, empreendimentos comerciais, ruas, avenidas e loteamentos compõem um cenário promissor. Mas o futuro nos acena com otimismo: a ligação rodoviária com Inocência transformará a cidade em um importante entroncamento; investimentos de grande porte no setor madeireiro mudarão o perfil social e econômico da vasta região (hoje isolada) banhada pelo rio Sucuriu; a produção agrícola e pastoril será revitalizada pela melhoria das condições regionais, atraindo assim novos empresários.

Evidente que outros fatores militam à favor da cidade, mas tudo é questão de tempo e dependem da ação política das chamadas forças vivas da cidade. É preciso que – respeitando as opções partidárias – as lideranças políticas e da própria comunidade se mantenham vigilantes e unidas nesta importante fase de consolidação. O bem maior – o objetivo principal – é a qualidade de vida das pessoas que aqui residem. Afinal, Paraíso das Águas deixou de ser apenas ponto de passagem, tornou-se destino e todas as flores do futuro estão nas sementes que hoje estão sendo plantadas. Tudo conta: seu bairro, sua rua, sua casa, os amigos e seus vizinhos.

Na formatação de uma cidade todos são importantes: das autoridades e empresários ao encarregado da limpeza das ruas. Todos eles são responsáveis, contribuem com seu trabalho e enriquecem as relações humanas.

Quando se comemora o aniversário da cidade é tempo de manter suas forças unidas, despidas de vaidade e questões menores, focadas no progresso, aceitando eventuais deficiências sem fugir ao desafio de superá-las.
No arremate, lembro a sugestão feita ao então candidato Xixi: pela sua visão extraordinária, o ex-governador Pedrossian merece ser homenageado com um busto na entrada da cidade. “Progresso combina com gratidão e memória”.

MANOEL AFONSO

SIGA-NOS NO Google News