Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/06/2008 11:17

Manoel Afonso: "os riscos e os vícios continuam!"

Manoel Afonso

Enquanto nos países do Primeiro Mundo o voto nem obrigatório é, aqui os eleitores menos esclarecidos acabam decidindo as eleições. E não é só nas currutelas de pé de serra do Norte e Nordeste deste Brasil afora.
Aqui no Mato Grosso do Sul, apontado como Estado de economia em desenvolvimento, vizinho inclusive de potências como Paraná e São Paulo, o quadro é preocupante levando-se em conta os números recentes da Justiça Eleitoral. Ora! 57% dos eleitores não concluíram o chamando ensino fundamental, 4,8% deles são analfabetos e 15,17% apenas sabem ler e escrever.
O raciocínio é simples para nos levar a uma conclusão bastante lógica: se o eleitor não tem preparo cultural para analisar as propostas dos candidatos, para ter uma visão da situação social de sua cidade, estará sujeito a influências nocivas na hora de escolher seus candidatos. Poderá votar no mais simpático, no que fala de forma mais desenvolta, naquele de melhor programa de televisão, no postulante que lhe acene com vantagens pessoais lá na frente ou ainda naquele que lhe propõe a vantagem imediata, antes mesmo das eleições.
Esse tipo de eleitor é muito mais pratico do que aquele que se diz preparado. Ele pensa mais ou menos assim: “ políticos são todos iguais – sacanas - só mudam a fala – eles se lembram de mim só nesta época de eleição – é a minha vez de levar alguma vantagem – é só um votinho – o resto que se dane”! E assim compromete seu voto pela dentadura, pelo jogo de camisa do seu time de futebol, pelo material de construção, pelo pagamento das prestações atrasadas da casa própria, ou da conta de luz e água. Assim ele não pensa no futuro dos filhos, da rua, do bairro e da própria comunidade. Se a creche da região continuará ou não com atendimento ruim, isso não interessa. Se a iluminação pública e a segurança continuarão deficientes, também irrelevante.
Por tudo isso, é que se pode dizer que a tendência natural é da continuidade da compra de votos e da escolha errada dos candidatos à prefeito e vereadores. E o pior: serão eles (prefeitos e vereadores) que revenderão os votos (que compraram desses maus eleitores), aos candidatos à Assembléia, Câmara, Senado e até a Presidência da República. É o curral eleitoral.
E desse curral, infelizmente, faz parte gente da nova geração e de pessoas que têm obrigação de ser mais conscientes. São jovens universitários e líderes de Igrejas que se comprometem com péssimos candidatos em troca de verbas para a festa de formatura, viagens de turismo e de congressos diversos. É esse pessoal que um dia vai tomar conta do país? Desse jeito, estamos literalmente fritos no fundo da frigideira. O velho Rui Barbosa deve estar olhando lá cima completamente horrorizado.

Manoel Afonso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)