Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/10/2007 07:01

Manoel Afonso: O eleitor é mais prático que o candidato

Manoel Afonso

Quem não conheceu aquele candidato – tipo professor – que sonhou em ensinar educação moral e cívica ao eleitorado? Eu pelo menos conheci um em São José do Rio Preto: o professor Daud! Mas outros também existiram por esse Brasil afora, tentando a mesma utopia pregada na sala de aula. Não se pode confundir esse país com outros bem mais sérios e com sólida formação patriótica.
Todos esses sonhadores que recorreram a essa prática ingênua se deram mal, foram incompreendidos pela massa eleitoral por uma série de fatores e encerraram a carreira política precocemente. Eleitor não quer discutir certos assuntos que ele acha simplesmente chatos e que não vão resolver seus problemas pessoais da forma mais imediata possível. Neste rol estão os valores da soberania nacional, patriotismo, regras de condutas, espírito de doação, solidariedade e a divisão dos três poderes, por exemplo.
Se antigamente o público não aceitava esse tipo de discussão em palanques ou como simples metas do programa do candidato, imaginem agora com o mundo globalizado economicamente! Os tempos mudaram e até se questiona a obrigatoriedade do voto no Brasil.
Não é por acaso que proliferam por aí os chamados cursos para iniciantes na política. Neles, não há discussões profundas sobre temas nacionais que exigem cultura relativa ou sobre sociologia e economia. Os ensinamentos estão mais voltados para a imagem do pretenso candidato, seu discurso, suas relações e as técnicas de abordagem de determinados temas atuais. É muito mais um curso de marketing pessoal para tentar desembocar num grupo de lideranças. É como esses cursos promovidos pelo Sebrae, com o objetivo de passar informações na área comercial e industrial.
A praticidade do eleitor é muito maior do que o candidato imagina! Na maioria das vezes, faz a leitura antecipada do discurso do candidato e já o descarta sem a menor cerimônia. Nada de questionamentos filosóficos! A mensagem do candidato deve conter dois ingredientes indispensáveis: ser a mais pratica possível e agradável aos interesses do eleitor, que quer ver seus problemas resolvidos.
Portanto, se você está sonhando em estrear nas urnas, pense bem! Ainda há tempo de desistir!


Manoel Afonso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)