Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/12/2008 06:10

Manoel Afonso: Novos prefeitos e velhos vícios

Manoel Afonso

Ingenuidade ou demagogia? Boa pergunta! Eu digo que é misto de ambas. O tempo passa, mudamos de século inclusive e os novos prefeitos deste imenso Brasil até parecem veteranos pelas suas declarações e atitudes.
As notícias mostram que esse pessoal que está estreando nas prefeituras convive com grandes chances de repetir o comportamento incoerente tão criticado nas praças públicas. Aqui mesmo no Estado alguns exemplos já são conhecidos.
A nova prefeita de Coxim ignora a lei e a ética arrumando uma cadeira especial para acomodar o irmãozinho querido nas tetas da “viúva”. Em Ladário, quem deve se sair bem é a primeira dama, graças a caneta generosa de seu marido prefeito.
Mas não fica aí: em muitos municípios já são criticadas as nomeações de pessoas tecnicamente incompetente, premiadas pelo companheirismo durante a campanha eleitoral. Quem não conhece a figura famosa do “Aspone” nas prefeituras e câmaras? E o que falar do nível de muitos ocupantes dos cargos de confiança? É de rir ou de chorar.
Impressiona a falta de memória destes novos governantes. Até se parecem com Fernando Henrique Cardoso quando lhe cobraram uma administração coererente com as idéias demonstradas em seus livros. E tem outro aspecto ignorado pela grande maioria dos novos prefeitos: eles têm compromisso com toda a população e não apenas com seus eleitores. Um cidadão pode não comungar com suas idéias políticas, mas paga seus impostos e tem direito aos benefícios como munícipe.
Claro que todos os prefeitos acabam fazendo política na prefeitura. Mas o que não é concebível é adotar distinção rançosa entre os companheiros e adversários eleitorais. O dia a dia das comunidades interioranas mostra que essa pratica ainda está longe de ser exterminada. No próximo século, talvez!

Os novos prefeitos não vão redescobrir a América e muito menos reinventar a roda. Entre o discurso e a pratica existem distância e obstáculos complicados. Promessas são acenos de esperança, estimulam criando expectativas. Mas é preciso ir com calma com o andor. Promover o desenvolvimento, acabar com o desemprego, dar saúde e ensino para todos pode parecer tarefa simples, mas não é.
Impossível o prefeito estreante se libertar dos velhos vícios, porque ele estará quase sempre atrelado ou comprometido com gente experiente, que mesmo antes da posse já apresentou a “fatura”. E para viabilizar seu governo, terá se rever conceitos e talvez até vender sua alma ao diabo. Faz parte do jogo. Como se diz: é a política muda o homem e não ele que muda a política.



Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS
mcritica@terra.com.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)