Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/01/2013 07:36

Manoel Afonso: Mantenha um tigre no seu barco

Manoel Afonso
Manoel Afonso: Mantenha um tigre no seu barco

Esquisito o título, mas você entenderá. Fui assistir ao filme “As Aventuras de PI”, indicado ao Oscar inclusive. Fora as imagens formidáveis em ‘3D’, o enredo mostra a luta pela sobrevivência do garoto naufrago, tendo como companhia de bordo na pequena embarcação à deriva no Pacífico, nada menos que um ‘tigre de Bengala’.

Em tempo: nosso herói perdera a família num naufrágio e safou-se no barco salva-vidas junto com uma zebra, uma hiena, um orangotango e o tigre, que seu pai levava para vender no Canadá. A luta pela vida foi cruel naquele espaço comum, mas a inteligência humana e a força animal prevaleceram sobre as espécies mais fracas e as condições adversas em alto mar. Restaram o garoto e o tigre.

Imagine: ao jovem o desafio de ‘conviver’ com o animal, sem descuidar do barco e dos perigos constantes como tubarões, tempestades, sede, fome, frio noturno e a solidão. Diferentemente portanto do personagem ‘Chuk’ de Tom Hanks em “O Naufrago” que teve como ‘companhia’ por 4 anos numa ilha deserta, a foto da mulher e a bola de vôlei (Wilson) que o motivaram contra o desespero. Quem assistiu lembra.

Esse enredo merece ser comparado ao nosso dia a dia, onde o barco de nossas vidas – muitas vezes sem rumo – ao meio as turbulências, leva-nos quase naufragar, ‘entregando os pontos’, se não tivermos um ‘tigre’ a desafiar nossa inteligência, emoções e principalmente a motivação pela vida.

Lembro que os tigres estão aí soltos no cotidiano: os desafios profissionais, da saúde, familiares e tantos outros imprevisíveis na extensa lista. Melhor do que correr deles covardemente por desmotivação, é mantê-los bem visíveis para assegurar de que estamos no caminho certo. Quando vamos ao médico, por exemplo, estamos tendo a consciência de que podemos ser vítimas dos tigres do câncer e outras doenças.

Vida sem tigres, sem desafios e derrotas inclusive seria extremamente monótona e infeliz. Felicidade é também a necessidade de combater com tesão esses tigres que nos rodeiam. Bobagem: não existe a tal felicidade com data de validade apregoada nas propagandas. Aliás, a obsessão pela felicidade futura impede às vezes de se ver e sentir o quanto somos felizes hoje.

E no arremate, duas frases para reflexão: do Gal Maximus no filme O Gladiador: “Tudo aquilo que você faz hoje, realmente ecoará pela eternidade”; e da jornalista Eliane Brum: “As próximas horas serão as mais importantes de sua vida”.

Cuide do seu tigre!

mcritica@terra.com.br

Parabéns Mané..texto muito bom....
Cada dia melhor...
Abraços...

Reinaldo Gaspar
Liberdade FM
Paranaíba - MS
 
Reinaldo Gaspar em 14/01/2013 08:51:35
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)