Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso - Lula....bom de bico!

Manoel Afonso - 07 de julho de 2009 - 06:28

“O poder fascina e confunde”

Ele bate fácil todos seus antecessores, inclusive o ex-Salvador... Collor. Versátil, não se acanha na abordagem de qualquer assunto: “tira de letra” temas complicados que exigem conhecimento técnico apurado.
Sociologia, energia atômica, economia, relações internacionais, física, cálculo estrutural e cibernética, por exemplo, são tratados como uma pauta corriqueira, sem necessidade de uma assessoria inclusive. Também consegue surpreender na abordagem de situações conflitantes, assemelhando-se cada vez mais com aqueles que combatia, como o personagem (Napoleão) de “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell.
Esse é o nosso presidente Lula, que Obama apelidou de “O cara”, numa expressão jocosa aos olhos do severo pensamento de conduta americano, fruto da influência inglesa.
É fácil identificá-lo como ícone de uma geração de contestadores, ávidos pela transformação de sonhos em realidade. Mas é muito difícil distinguir quem é de fato o Presidente: o Lula sindicalista, ex-retirante, ou o Luiz Inácio, vislumbrado pelo poder e glória, rodeado de amigos burgueses e aliados políticos conservadores que ele tanto combateu no palanque.
Não foram poucos aqueles que alertaram: Lula ainda não aferiu corretamente o poder que tem. Também seus adversários, por falta de discurso que desconstrua sua imagem, tentam fazer a abordagem confusa de certos aspectos de sua postura, mas que não alteram o nível de satisfação da maioria dos brasileiros. É de se perguntar: existirá algum banqueiro ou pobre insatisfeito com a atual política financeira tocada com maestria pelo Henrique Meireles do Banco Central?
No fundo, no fundo, o povo não está interessado em questões (ideológicas?) que considera menores. Está muito mais focado em aspectos práticos que lhe garanta a sobrevivência e a construção de seus sonhos. É neste ponto que o pragmatismo de Lula leva nota máxima. Ele por exemplo, não fica de saia justa ao criticar publicamente as falhas de seu próprio Governo, clamando por mais agilidade no atendimento ao cidadão.
Lula tem a facilidade de se colocar do outro lado (povo) , usa expressões simples, do dia a dia da maioria da população e sempre faz uso de sua biografia “made in Garanhuns”. E essa sinceridade dele comove e convence quem ele beneficia, é claro. É esse povo que está sempre pronto a perdoá-lo.
Finalizando: Lula representa todo aquele contingente norte/nordeste com mais de 50 milhões de almas, de maioria carente, que enxerga nele seu verdadeiro “padinho” para curar todos os seus males. Lula consegue estar acima do PT e da classe política, aliás, desacreditada perante a opinião pública. Convenhamos: nunca, neste país, tivemos um presidente que falasse tanto!


Manoel Afonso
Leia meu blog www.manoelafonso.com.br











O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos assinados

SIGA-NOS NO Google News