Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/08/2009 08:04

Manoel Afonso: Homenagem póstuma ao amigo Dráusio

Manoel Afonso

O estilo inconfundível: camisa sob medida, cabelos bem cuidados, sapato impecável, óculos escuros, elegante nos gestos e um papo agradável. Impossível não gostar do Dráuzio! Tinha uma incrível capacidade de agregar pessoas, onde quer que esteja.

Conheci o Dráuzio em 1974, quando cheguei à Cassilândia. Era figura indispensável nos eventos políticos da região e nas visitas de governador – nos aniversários da cidade – ela era o locutor oficial, com aquela rara capacidade de improvisar nas mais difíceis situações. Quando inaugurei a Rádio Patriarca em 1984, Dráuzio narrou a primeira partida da emissora, num jogo da equipe de Cassilândia contra o Comercial, de Campo Grande.

Paranaíba sabe da importância deste cidadão no contexto daquela época. Articulado, ele era um incentivador das boas causas da cidade. Participava de todos os eventos da cidade, de caráter filantrópico, esportivo, político e social. Basta olhar nas fotografias dos jornais para constatar a presença do Dráuzio com seu microfone. Aliás, no escritório da Difusora Paranaibense, havia uma grande foto dele entrevistando o governador Frageli ao descer do avião.

Parece que foi ontem: em maio de 1969, na travessia do Porto Itamarati, eu estava à caminho de São Paulo, com destino à Paris, quando encontrei com ele e o Chiquito. Ele aproveitou para contar algumas passagens interessantes de sua experiência em Portugal, onde transmitiu jogos do campeonato da “terrinha” para a Rádio Piratininga de São Paulo.

Vários amigos de Paranaíba, entre eles o Cal e o Hilário Mariano trouxeram notícias da luta do Dráuzio contra o câncer. Mas eu me recusei a visitá-lo. Aprendi no circuito da vida que – geralmente – as pessoas não gostam de ser vistas doentes. Elas se sentem feias e não gostam de ser alvo de piedade ou algo parecido. Conhecia razoavelmente a personalidade vaidosa do Dráuzio e entendi que ele gostaria que eu ficasse com a aquela imagem saudável e feliz de antes. O Dráuzio brincalhão, de bem com a vida!

Portanto, agosto não poderia começar pior para todos nós. Mas o nosso Dráuzio não merecia sofrer mais. Como sempre acontece, sua cruz foi exatamente do tamanho e peso de sua capacidade de resistência. Como escrevo no compasso do coração, lembro que ele – embora não tenha deixado fortunas materiais, deixou um rol incontável de amizades verdadeiras em todos os segmentos da vida paranaibense. Poucos foram tão conhecidos e queridos como ele! Repito: IMPOSSÍVEL NÃO GOSTAR DELE!

Em tempos difíceis de amizades, cada vez mais raras por sinal, manifesto aqui meus sentimentos pela “passagem” do querido amigo. Grande Dráuzio... Qualquer dia a gente se encontra! Até...



Manoel Afonso

mcritica@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)