Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/03/2008 11:19

Manoel Afonso - Final de mandato. E agora?

Manoel Afonso

“O poder é efêmero”, diz o velho ditado. É “vapt-vupt” - como criar os filhos; quando menos se espera eles estão crescidos e indo embora. Quantos e quantos prefeitos iniciaram o terceiro mês do último ano de mandato e já sentem que não realizaram ou não vão conseguir concretizar tudo aquilo que planejaram. Faltou tempo!
Qualquer prefeitura, por mais organizada ou menor que seja o município, requer concentração máxima de atenção do administrador. Independentemente da capacidade da equipe dos auxiliares diretos e secretários, o prefeito não consegue se desligar um minuto sequer dos problemas.
Prefeitura requer dedicação exclusiva. Não tem essa de conciliar com a medicina, advocacia ou qualquer outra atividade profissional. A regra básica é sempre uma só: Ganha-se de um lado e perde-se de outro. Conheço alguns que até tentaram e logo nos primeiros meses perceberam ser impossível. Até a privacidade da vida familiar vai para o “beleléu”.
O prefeito sabe que a cobrança é implacável por parte do munícipe, principalmente do eleitor adversário que não mede palavras e dá uma dimensão superlativa aos problemas corriqueiros da cidade. Como se diz: a mãe do prefeito é “lembrada” devido a um simples buraco na rua.
Mas o como tempo não espera, não se pode ignorar o futuro para muitos atuais prefeitos à partir de 2.009. Voltarão para seus afazeres particulares, deixarão de ser alvo de notícias e terão mais tempo para o aconchego familiar. Pode parecer fácil, mas para muitos é complicada essa perda abrupta de mando, de poder. Claro que as exceções existem.
Um ex-prefeito amigo meu, por exemplo – que reconhece ter sido gratificante a experiência – ironiza lembrando que o pior depois são as correspondências do Tribunal de Contas cobrando providências sobre atos meramente burocráticos. Diz ele: “quando a gente pensa que está tudo certo, vem mais uma carta”.
O texto serve não só para aqueles que estão em fim de mandato, mas também aos sonhadores de plantão, que planejam disputar eleições prefeituras deste ano. Boa sorte!

Manoel Afonso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)