Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/11/2007 07:00

Manoel Afonso: Estilo vencedor faz sucesso na política

Manoel Afonso

Eu diria que quase sempre sim. É mais ou menos como a novela onde a nossa simpatia fica com o personagem que demonstra coragem e capacidade de sair vitorioso nas mais diferentes situações do enredo. O eleitor, hoje, pode estar buscando neste tipo de candidato seu modelo ideal, que no fundo ele gostaria de ser. E é fácil explicar.
Neste final de semana estive em Auriflama, perto de Rio Preto (SP), com 15 mil habitantes mais ou menos. Como sempre, o centro comercial da cidade lotado. Tinha fila até para comprar carne no açougue de um amigo meu. Uma loucura! Eis que passa uma perua BMW – último tipo – tendo ao volante o prefeito Prego, um empresário bem sucedido no ramo de confecções e que derrotou velhas oligarquias que se alternavam no poder .
“Mas esse é o prefeito? Anda sempre desse jeito com pose de novo rico”? – perguntei a um comerciante. “Sim. Está sempre assim, roupas da moda, óculos escuros, mora numa mansão de cair o queixo e proporciona mais de 800 empregos diretos na sua indústria. Esse homem trouxe progresso para a cidade. Era um duro, trabalhou e hoje é um exemplo para todos nós. ” O entusiasmo do informante foi além, elogiando o estilo pessoal dele gerir a prefeitura, que segundo ele, vem recebendo elogios até de adversários e do eleitorado de menor poder aquisitivo.
O exemplo deste empresário de sucesso que resolveu aceitar o desafio da vida pública, é apenas mais um dentre tantos que temos por esse Brasil afora. É a velha história: vitoriosos na iniciativa privada, eles não se conformam apenas em criticar o modelo arcaico e superado de gerenciar a coisa pública e acabam não resistindo aos apelos para dar sua parcela de contribuição. São práticos, objetivos e avessos a politicagem tradicional do “jeitinho”. Sabem lídar com números, cortam gastos e administram dentro da ótica empresarial. Claro que desagradam nos primeiros meses, mas com o passar do tempo os resultados aparecem em benefício da maioria da comunidade.
Claro que nem sempre os empresários aceitam deixar a tranqüilidade da iniciativa privada, onde não existem burocracia e regras absurdas que só criam problemas. Alguns deles, quando convidados, têm medo de serem comparados aos políticos profissionais, esses de carreira, que muito falam e pouco fazem. Têm medo do estigma de política à serviço da corrupção e da bandalheira.
Mas o ideal é que o maior número deles participassem da vida pública, ajudando com a experiência forjada ao longo da vida pessoal vitoriosa. O caso de Auriflama, é um exemplo ou amostra de que o eleitor está suscetível a mudanças na hora da escolha nas urnas: no lugar de votar em um cidadão comum, prefere um que simbolize o vitorioso pelo trabalho produzindo renda para a comunidade. Afinal, qual pai de família não sonha com um emprego, (não na prefeitura), para si ou para seus filhos? E quantos cidadãos por aí, como Prego, de Auriflama, seriam úteis na política! Exércitos vencedores são comandados por generais de coragem, que sabem vencer!


Manoel Afonso, comentarista da TV Record(MS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)