Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2005 05:29

Manoel Afonso, em artigo, homenageia Jair Boni

Manoel Afonso

JAIR BONI: “MELHOR QUE FALAR, É FAZER !”
(Manoel Afonso)

Ele veio de São Paulo e tenho dúvidas se o mesmo sabia do ditado popular, segundo o qual “política só tem uma porta – de entrada! Estava tocando sua vidinha, cuidando de fazenda, quando pintou o convite para disputar a prefeitura. Ao final de muita conversa e reuniões, ele acabou aceitando. Daí para frente sua vida nunca mais foi a mesma; transformou-se num turbilhão de problemas e interrogações. Deu adeus a soneca após o almoço, as conversas prolongadas em família, aos papos com corretores e pecuaristas e ao estilo de vida pacata que adotara.

Noites mal dormidas, desgaste de ordem emocional, o abandono das atividades ligadas à terra e ao final acabou eleito prefeito. Quem conhecia Jair, já sabia que ele empreenderia seu estilo dinâmico de governar, onde a praticidade é a característica principal. Foram anos de progresso, onde impôs seu jeito pessoal de encarar e resolver problemas. A cidade se transformou e recebeu benefícios tão sonhados, entre eles, a melhor urbanização da cidade, telefone, energia elétrica e a estação rodoviária.

Até os adversários, que o criticavam pelo seu modo franco de se relacionar com os munícipes, sem estilo paternalista, acabaram baixando a guarda, reconhecendo que Jair era o melhor prefeito de toda história da cidade. A nova cara da cidade era uma realidade inquestionável. Jair conseguia impressionar e arrancar elogios até com obras simples, mas de bom gosto. A cidade respirava progresso, otimismo e passou a servir de referência positiva às cidades da região. Em conseqüência, Jair era apontado como nova liderança regional, com chances de disputar uma cadeira na Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Ele jamais admitiu sair de Cassilândia, alegando que não teria condições, devido a burocracia oficial, de servir a cidade como deputado. Para ele, o cargo no Executivo é muito melhor para colocar suas idéias em prática. Jair admite que nunca teve paciência para o estilo ritualístico que rege a conduta da classe política no Legislativo.
Esse envolvimento com a política, que Jair imaginava temporário, ocasional até, ganhou outras proporções, e por mais que tentasse, não conseguiu dela se desvencilhar. É aquela história de apenas uma porta! Acabou apaixonado ainda mais pela política e por Cassilândia, voltando ao poder como queria o povo. Tudo isso teve um preço a pagar e ele sabe disso. Se não estivesse entrado para a vida pública, certamente seria um dos homens mais ricos da cidade. Jair teve outras perdas pessoais, além é claro, da saúde, mas tudo isso não lhe tira o ânimo. Mais experiente por tudo que passou, está mais sensível e mais aberto até.
Por tudo que fez pela cidade, pelas provações ao longo de sua vida, presto aqui essa homenagem que acho justa. Jair Boni Cogo merece constar da galeria dos personagens que foram importantes na construção da comunidade cassilândense. A apreciação do trabalho de Jair, deve estar acima das paixões partidárias, porque seu amor pela cidade é bem maior. Todos nós, sabemos que existem duas cidades: uma antes dele, outra depois. Como se diz: fala pouco, mas fez muito!
(O autor é comentarista da TV Record-MS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)