Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/10/2008 09:35

Manoel Afonso: Eleitor desinformado: praga mundial

Manoel Afonso

“Política é uma chatice. Política é assunto para quem não tem algo sério a tratar. Converso de tudo: menos de política. Passo longe dos políticos porque gosto de trabalhar. Futebol é mais interessante que política”. Frases como essas retratam bem o pensamento de parte da população quanto à importância da política na vida do País, estado e cidade onde vive. Retratam mais: a total ignorância do papel imprescindível do conhecimento, da informação e do exercício da política na manutenção de qualquer democracia.
Aqui no Brasil os institutos de pesquisas têm mostrado que parcela considerável da população faz questão de se manter distante e desinformada quanto ao papel e atuação dos seus mandatários públicos. É como se os reflexos desta atividade pública representativa não influenciassem diretamente no seu dia a dia e na sua família. É a negação do obvio.
E você imagina que essa realidade seja exclusividade brasileira? Ledo engano. No poderoso Estado Unidos da América nem tudo é beleza e perfeito como mostram os roteiros e cenários das produções cinematográficas de Hollywood. Os paradoxos: embora tenham, além de uma formidável Constituição, processos e instrumentos para melhor engajamento no jogo político, não são capazes de fazer a lição de casa. Preferem o chamado besteirol, a superficialidade, os sucessos da TV. – o mundo artístico, os esportes e seus ídolos.
À exemplo destes brasileiros, os americanos misturam falta de civismo e vontade de conhecer melhor os personagens do cenário político-administrativo, bem como o funcionamento dos poderes. Se aqui o cidadão acaba indo votar para evitar aborrecimentos, porque o voto é obrigatório, os americanos preferem dar uma mãozinha ao colesterol, esparramados no sofá, tomando refrigerantes, comendo sanduíches ou pipoca e assistindo televisão.
Cidadãos casados, eles acabam passando aos filhos essa postura absurda, como se estivessem imunes as desgraças da má condução dos governantes. Exemplos? Uma guerra externa implica na convocação de seus filhos para a luta; uma crise econômica, como essa atual, implica em dificuldades financeiras e talvez a perda do emprego, da própria casa ou aposentadoria.
Respeitar a sabedoria do povo faz parte da democracia. Mas às vezes essa “sabedoria” irrita porque provoca estragos irreparáveis. Eleitor desinformado é estúpido. Não gosta nem de geografia, história ou sociologia. Acha que o que sabe é o bastante e ponto final. Se tivesse mais conhecimento sobre questões políticas e sociais, é certo que seria o grande beneficiado. Mas permanecendo desinformado, continuará presa fácil da manipulação dos políticos demagogos.
Azar dele! Pior para o país!


Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS
mcritica@terra.com.br




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)