Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2008 14:57

Manoel Afonso - Eleições: perdas & ganhos eleitorais

Manoel Afonso

Teve gente que saiu bem maior do que quando entrou. Casos por exemplo do Serra em São Paulo, Geddel Vieira na Bahia e Gabeira no Rio. O primeiro apadrinhou a sova que Kassab aplicou na Marta do PT. Os mais irônicos diriam: que castigo! Perder logo para o DEM – ex- Partido da Frente Liberal do Jorge Bornhausen!
Com isso Serra aumentou seu cacife para postular dentro do PSDB a candidatura à presidência em 2.010. No caso do deputado Geddel, parece que ele tem tudo para substituir o coronelismo de ACM ao emplacar o prefeito de Salvador, e centenas de prefeitos e vereadores no interior. É outro que saiu forte com poderes para negociar com o candidato ou candidata do Planalto em 2.010.

Sem estrutura compatível com o projeto, o deputado Gabeira foi a grande sensação deste segundo turno. Uma campanha barata, discurso ético e uma derrota por poucos votos. Com o sepultamento das velhas lideranças cariocas, Gabeira surge como um nome em 2.010. Quem viver verá!
Quem ganhou, mas não levou foi Aécio Neves ao ter dificuldades para viabilizar a sonhada convergência PSDB-PT. A vitória de Pimentel poderá trazer-lhe mais dissabores que frutos. É que antes, o neto de Tancredo havia apoiado Alckmin em São Paulo e acabou literalmente quebrando a cara. Seu dilema: sair do ninho tucano e embarcar no PMDB que elegeu 1.211 prefeitos ou enfrentar Serra na convenção do PSDB? Tudo leva a crer que decidirá pela primeira alternativa. O PMDB está estruturado nacionalmente e Dilma não tem apelo popular para deslanchar.
Quem perdeu mesmo foi Lula, que não conseguiu efetivar a transferência de prestígio aos seus candidatos principais. Falou muito em eleger Marta, mas o que se viu foi o PT sendo empurrado para a periferia e encontrando mais resistência nos setores conservadores da classe média. Lula também acreditava na virada de Maria do Rosário em Porto Alegre e sua derrota atinge também o ministro Tarso Genro e outros companheiros da ala radical do partido. Só para ilustrar: o PT elegeu apenas 782 prefeitos apesar do bom momento econômico do País.
Uma coisa é certa: os caciques do PMDB estão sorrindo e com razão. O partido cada vez mais forte e com “razões concretas” para exigir participação cada vez maior no Governo Federal. Como se diz: um partido cada vez mais “muy amigo”. Sarney, Temer e cia não estão para brincadeiras.



Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS
mcritica@terra.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)