Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/03/2008 07:51

Manoel Afonso: Eleição exige jogo de cintura

Manoel Afonso


Dinheiro é um componente muito importante em qualquer eleição. Com ele o candidato abre muitas portas e amplia as chances de coligações e apoiamentos preciosos ao longo da campanha. Mas dinheiro não é tudo! Lembram-se daquela derrota do poderoso Antonio Ermírio de Moraes para Quércia em São Paulo? Existem centenas de exemplos neste sentido, mas esse talvez seja o mais emblemático deles todos.
Dentre as qualidades exigidas ao candidato, não se pode esquecer a sua facilidade de superação ou adaptação nas mais complicadas e diferentes situações. É o velho “jogo de cintura” de guerra, tão destacado ao longo da história do cenário político de todo mundo.
As imagens ainda estão vivas na memória de todos nós: o sociólogo Fernando Henrique colocou o chapéu de vaqueiro e montou num jegue no Nordeste; embriagado, o insuperável Boris Yeltins – não vacilou e dançou ao som de uma banda de rock russa; Bill Clinton cansou de dar canja de saxofone ao longo de suas campanhas eleitorais; Romeu Ruma, de descendência libanesa, comeu buchada de bode e disse que adorava essa iguaria nordestina e JK. dançava com todas as mulheres em suas peregrinações como candidato e presidente. Tancredo Neves também é um bom exemplo de político articulado: conseguiu ser unanimidade nacional num período difícil e onde muitas lideranças disputavam os espaços.
O jogo de cintura é uma necessidade no dia a dia do político. Hoje os meios de comunicação registram tudo: um gesto, uma expressão facial, uma simples palavra ou frase pode colocar tudo a perder. Tido como esperto, Maluf acabou se complicando. Na pergunta se era a favor ou contra a pena de morte para o estuprador - ele disparou: “estupra, mas não mata”! E aí passou a imagem de defensor deste crime hediondo.
Para alguns, Lula está sendo incoerente com seu passado. Para outros, ele tem jogo de cintura ao se cercar de ex-adversários em nome da governabilidade. Sabe que se radicalizasse governando apenas com sua velha “tchurma” não aprovaria nada no Congresso e não teria chances de êxito.
Em ano de eleição vale lembrar aos candidatos a importância do jogo de cintura. Claro que em certas ocasiões é preciso ser radical e direto, mas em outras é preciso transigir. Conheço vários cidadãos probos e preparados que não venceram na política exatamente porque viam o jogo de cintura como uma violência, uma negação de postura e até do próprio estilo de vida que sempre tiveram.
Como lembra um amigo: jogo de cintura também é dançar o xaxado, ir à missa, beijar a mão da mãe de santa, tomar cachaça, dar o pontapé inicial em partida de futebol, não reclamar de nada, nem do xixi do garoto de colo na hora da foto com os pais. Se você tem pretensões políticas, aproveite o texto para uma reflexão.
E aí! Vai encarar?

Manoel Afonso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)