Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/11/2007 08:21

Manoel Afonso - E a oposição...tomou Doril!

Manoel Afonso

Bom mesmo na oposição era o PT! Incansável, ranzinza ao estilo UDN. Pena que o partido mudou. Pensando bem...já conseguiu o queria. Mas nessas horas é que a sente se dá conta do deserto de lideranças nacionais de peso. Como diz um amigo meu: “nessas horas é que a gente sente a falta que faz figuras do porte de Leonel Brizola e Ulisses Guimarães ”.
Esporadicamente o sociólogo FHC interrompe suas aulas em universidade no exterior para falar sobre problemas da vida pública brasileira. Mas a iniciativa é muito mais para satisfazer sua vaidade, massagear seu ego, do que para corrigir as distorções no campo político e administrativo. E tem mais: as construções verbais que emprega são prolixas aos ouvidos de grande parte da população contemplada com o Bolsa Família, interessada mais em resultados práticos como ganho maior e melhora de qualidade de vida. Eu diria: “oposição para inglês ver”.
O PSDB, por sua vez, joga muito para a torcida. Só tem tamanho e as divergências internas são muitas e profundas entre governadores, deputados e senadores. Aécio e Serra estranhamente não brigam, por exemplo, para ser porta voz da oposição indignada junto ao Planalto. Aliás a palavra indignação foi excluída do dicionário de conduta deles. Ambos tem duas coisas em comum: sonham com o apôio de Lula para chegar à Presidência e evitam atritos com o Governo, de olho nas gordas verbas federais.
Contra o PSDB pesa o fato de ter sido o patrono e condutor das reformas no Governo FHC, inclusive a criticada CPMF, a malfadada reeleição e a política das privatizações, até hoje questionadas. De saia justa para criticar, o PSDB assiste o sucesso do Governo Lula na área econômica. Quanto ao ex- PFL, hoje DEM, também falta-lhe legitimidade de crítica, pois era parceiro feliz do PSDB nos oito anos do sociólogo. Marco Maciel, tido como hábil negociador, foi incompetente para preparar o partido para essa nova realidade. Aliás, o pernambucano continua sumido. Acho que a imprensa foi generosa demais nos elogios ao ex-vice de FHC.
Se o PMDB não tem motivos para reclamar, seu apetite tem se mostrado insaciável. Prevalece de sua formidável estrutura em todo o Brasil e de seus quadros na Câmara e Senado para influenciar e levar vantagens. Não tem uma liderança nacional, mas não está preocupado com isso. Quer mesmo é manter o PT refém e ficar com seu quinhão de poder. Quanto aos aspectos institucionais, como o 3º Mandato de Lula, o partido se faz de surdo, cego e mudo. Um dia será responsabilizado por isso.
Sobrou mesmo, como oposição de garra e até raivosa, o P-SOL da ex-senadora alagoana. Tem mostrado a cara e assumido posições autênticas de brio ferido. Mas é apenas uma gota de água neste imenso oceano de interesses mil e negociatas de bastidores que a política brasileira proporciona.
É neste quadro quem Lula reina absoluto e com chances de conseguir o terceiro mandato. Como eu sempre digo: “Ah...se estivéssemos na Argentina”!
Manoel Afonso
(comentarista da TV.Record-MS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)