Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/10/2007 07:01

Manoel Afonso diz "Quem não foi perdeu! Eu...fui"

Manoel Afonso

GP-F1: QUEM NÃO FOI PERDEU! EU... FUI


Diriam alguns: “assistir em casa é mais gostoso e não custa nada”! Eu também pensava assim para disfarçar o comodismo desde a época de Rio Preto quando deixei de ver o Emerson vencer. Mais de trinta anos depois, incentivado pelo meu filho Paulo, resolvi aceitar o desafio.
Valeu acordar cedo,enfrentar a epopéia do metrô até chegar a Interlagos! Valeu as seis horas de espera sob sol de lascar! Valeu o drama no aeroporto de Cumbica! Valeu a opção única de voar até Cuiabá e depois chegar à Campo Grande às 4,00 da manha de segunda feira. A emoção vivida foi muito maior e compensou todos esses “probleminhas”.
Ficamos no portão G, perto do final do retão, onde os carros chegam a 340-kms por hora e são obrigados a frear para enfrentar uma curva difícil. Um local privilegiado, de onde se tem a vista de 80% do circuito. Na entrada do autódromo um ambulante ofereceu-me um protetor de ouvidos; argumentei: “viajei mais de mil quilômetros para ouvir esse ronco dos motores e não abro mão disso.”
O público de F1 é diferente do futebol. O nível é outro! Gente educada, alegre, solidária durante todo aquele tempo de espera. Não vi uma briga siquer! Gente dos quatro cantos do país. Ao meu lado um equatoriano. Alguns deles veteranos, outros calouros como eu. Todos felizes e com plano de retornar no ano que vem.
A emoção maior começa com o desfile dos pilotos uniformizados, sem capacete, num caminhão percorrendo a pista a 40 km/h. Depois o Hino Nacional e a largada. Todos da arquibancada de pé de olho no final da curva chamada “S do Sena”, de onde vêm os dois carros inconfundíveis da Ferrari que passam em velocidade máxima para reduzir a marcha e entrar na curva. O público delira e todos ficam alucinados: Massa e Raikkonen na frente numa cena inesquecível. Um colado no outro, idênticos no arrojo das manobras. Pensei com meus botões: eles merecem ganhar o que ganham! É muita coragem e profissionalismo.
Dali para frente é só loucura: o barulho infernal das maquinas massacrando a voz do locutor Odnei Edson que transmitia a corrida pela Rádio Bandeirantes. A competição desigual: os auto falantes instalados impotentes diante da concorrência do ronco dos motores.
Massa não venceu, mas todos ficaram felizes e entenderam sua postura. Ninguém reclamou! Ele mostrou que ainda vai nos dar muitas alegrias, perdidas desde a morte de Senna.
Mas voltando ao início: quem fica em casa não teve os problemas que passamos. Mas em compensação não sentiu a adrenalina pura da emoção, não ouviu o ronco de perto dessas máquinas fantásticas. Isso a televisão não consegue passar, mesmo com o esforço do Galvão Bueno. O objetivo, por sugestão do Guilherme Girotto, foi de registrar essa experiência, muito maior do que em 1969 quando assisti Brasil x Paraguai, na maior lotação do Maracanã. Como diz a garotada: “foi massa”!

Manoel Afonso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)