Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/06/2008 09:47

Manoel Afonso diz que filho de peixe, nem sempre peixe é

Manoel Afonso

Honrar a hereditariedade não é fácil. Eu diria – raridade. Quase sempre independe da boa vontade do herdeiro e das condições locais. Isso é visível em todos os segmentos da atividade humana, desde que o homem é homem.
Alguns exemplos para tornar o texto mais leve. Quais herdeiros conseguiram atingir o mesmo nível dos pais no mundo artístico? Aqui no Brasil temos Gonzaguinha e a Maria Rita dentre as exceções na música. Chico Anísio queria, tentou, mas seus filhos não chegaram nem perto. Seria demais exigir que a filha do Pavarotti cantasse ópera. O mesmo ocorre nos esportes. O filho de Emerson Fittipaldi não vingou, os filhos de Pelé e Zico passam longe do brilho deles e por aí afora... Você por acaso ouviu falar que um dos filhos do Antonio Ermírio de Moraes pudesse ser chamado de sucessor ideal?
Na vida pública não é diferente aqui e em qualquer parte do mundo. Ser filho de um grande líder não é garantia de talento, como se diz, não é carimbo no passaporte para a notoriedade. Imaginem se Winston Churchill, JK. Getúlio Vargas, Brizolla e outras personalidades notáveis tivessem deixado sucessores com tamanha capacidade e envergadura?
Acompanhando a vida pública e o noticiário acabamos estabelecendo comparações entre pais e filhos. Da velha safra de lideranças, quais são aquelas que tiveram continuidade sem perder o nível? Quando ACM morreu, todos perguntaram: e agora? O filho, seu suplente e que assumiu, só lembra o pai na aparência física. A esperança fica depositada em ACM Neto. É o mesmo caso que ocorreu com Tancredo. A salvação da lavoura foi também um neto; Aécio. Vale citar ainda o caso de José Sarney que investiu nos filhos Zequinha e Roseane. O primeiro é limitado, opaco. Ela – já perdeu a chance de disputar a presidência e hoje tem problemas sérios de saúde.
Aqui no Estado não é fácil localizar os sucessores que corresponderam. Pedrossian bem que tentou, mas seu filho Pepê não demonstrou aptidão; Wilson investiu em Celina, sua dependente eleitoral até hoje; Londres percebeu a inaptidão do filho Guy e apostou as fichas na filha Graziela, ainda sem vôo próprio. Canalle, Juvêncio, Levy, Albino, Schimidt, Figueiró, Marcelo Miranda e Italívio não desenvolveram projeto neste sentido. Destaque para Rachid, que encaminhou Flavio, de futuro promissor, e que acabou falecendo ainda novo.
A família Trad, liderada por Nelson, vem apresentando competência na ocupação de espaços na vida pública. O plano visa dotá-los primeiro de preparo intelectual para depois concretizar o batismo nas urnas. Nelsinho vai bem, Marquinhos é o diferencial na Assembléia e Fábio comanda com habilidade a OAB. Outra ação de sucesso foi de Ramez Tebet. A filha Simone trabalhou na Assembléia, elegeu-se deputada e chegou à prefeitura de Três Lagoas. Hoje já se pode dizer que ela tem luz própria, ganhando respeito também como administradora.
Conclusão: se nem sempre filho de peixe, peixinho é, presume-se que qualquer cidadão têm chances de se firmar como líder. O Lula está aí para confirmar!

Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)