Cassilândia, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

17/06/2008 09:47

Manoel Afonso diz que filho de peixe, nem sempre peixe é

Manoel Afonso

Honrar a hereditariedade não é fácil. Eu diria – raridade. Quase sempre independe da boa vontade do herdeiro e das condições locais. Isso é visível em todos os segmentos da atividade humana, desde que o homem é homem.
Alguns exemplos para tornar o texto mais leve. Quais herdeiros conseguiram atingir o mesmo nível dos pais no mundo artístico? Aqui no Brasil temos Gonzaguinha e a Maria Rita dentre as exceções na música. Chico Anísio queria, tentou, mas seus filhos não chegaram nem perto. Seria demais exigir que a filha do Pavarotti cantasse ópera. O mesmo ocorre nos esportes. O filho de Emerson Fittipaldi não vingou, os filhos de Pelé e Zico passam longe do brilho deles e por aí afora... Você por acaso ouviu falar que um dos filhos do Antonio Ermírio de Moraes pudesse ser chamado de sucessor ideal?
Na vida pública não é diferente aqui e em qualquer parte do mundo. Ser filho de um grande líder não é garantia de talento, como se diz, não é carimbo no passaporte para a notoriedade. Imaginem se Winston Churchill, JK. Getúlio Vargas, Brizolla e outras personalidades notáveis tivessem deixado sucessores com tamanha capacidade e envergadura?
Acompanhando a vida pública e o noticiário acabamos estabelecendo comparações entre pais e filhos. Da velha safra de lideranças, quais são aquelas que tiveram continuidade sem perder o nível? Quando ACM morreu, todos perguntaram: e agora? O filho, seu suplente e que assumiu, só lembra o pai na aparência física. A esperança fica depositada em ACM Neto. É o mesmo caso que ocorreu com Tancredo. A salvação da lavoura foi também um neto; Aécio. Vale citar ainda o caso de José Sarney que investiu nos filhos Zequinha e Roseane. O primeiro é limitado, opaco. Ela – já perdeu a chance de disputar a presidência e hoje tem problemas sérios de saúde.
Aqui no Estado não é fácil localizar os sucessores que corresponderam. Pedrossian bem que tentou, mas seu filho Pepê não demonstrou aptidão; Wilson investiu em Celina, sua dependente eleitoral até hoje; Londres percebeu a inaptidão do filho Guy e apostou as fichas na filha Graziela, ainda sem vôo próprio. Canalle, Juvêncio, Levy, Albino, Schimidt, Figueiró, Marcelo Miranda e Italívio não desenvolveram projeto neste sentido. Destaque para Rachid, que encaminhou Flavio, de futuro promissor, e que acabou falecendo ainda novo.
A família Trad, liderada por Nelson, vem apresentando competência na ocupação de espaços na vida pública. O plano visa dotá-los primeiro de preparo intelectual para depois concretizar o batismo nas urnas. Nelsinho vai bem, Marquinhos é o diferencial na Assembléia e Fábio comanda com habilidade a OAB. Outra ação de sucesso foi de Ramez Tebet. A filha Simone trabalhou na Assembléia, elegeu-se deputada e chegou à prefeitura de Três Lagoas. Hoje já se pode dizer que ela tem luz própria, ganhando respeito também como administradora.
Conclusão: se nem sempre filho de peixe, peixinho é, presume-se que qualquer cidadão têm chances de se firmar como líder. O Lula está aí para confirmar!

Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 16 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)