Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/02/2009 06:55

Manoel Afonso - Dignidade: essencial na vida pública

Manoel Afonso

Inicio citando o vice presidente da República José Alencar, lutando contra um câncer havia 11 anos: “Eu não tenho medo da morte. O homem deve ter medo de perder a dignidade, especialmente na vida pública. Quem não a perde, não morre. Não morre para os filhos, os ancestrais, os amigos, os patrícios.”
A postura franca e serena deste bem sucedido empresário aos 77 anos de idade é um exemplo para aqueles que ocupam cargos públicos e fonte de reflexão para a sociedade brasileira. Vivemos época em que valores e conceitos de conduta de grande parte dos nossos homens públicos estão sujeitos a variações, segundo os interesses em jogo.
Não temos conseguido terminar uma semana sem que um novo escândalo envolvendo administradores públicos não venha a público. É o vereador inventando despesas; o prefeito envolvido em corrupção; o diretor da empresa estatal favorecendo amigos; senador não pagando empréstimos e assim por diante.
O “Anão do Orçamento” João Alves, que ganhou mais de 100 vezes na loteria, o Severino (que Lula diz ter sido injustiçado), o Maluf que não reconhece a própria assinatura, o Jader Barbalho com seu ranário e os “Mensaleiros da República Petista” são alguns dos casos conhecidos nacionalmente. Mas em cada município certamente bate forte o coração de algum aprendiz da arte de levar vantagem de modo fácil, mesmo apesar dos riscos.
Nossa cultura latina não é a mesma dos povos sérios do primeiro mundo. Se os japoneses – por exemplo - preferem o suicídio à humilhação pública da prisão, os políticos brasileiros preferem acreditar na impunidade, na falta de memória da opinião pública e no malabarismo de seus advogados. Aliás, que eu me lembre aqui no Brasil, só Getúlio Vargas preferiu a morte ao escárnio, enquanto Zé Dirceu continua posudo e o Collor hoje é Senador. É mole?
Embora não acredite que a pregação do José de Alencar acabe transformando demônios em anjos, entendo válido destacar aqueles que adotam a dignidade em todos os seus atos.
E na vida pública a dignidade ganha visibilidade maior.


Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS
mcritica@terra.com.br


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)