Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manoel Afonso: Auto-estima de Cassilândia em baixa

Manoel Afonso - 22 de fevereiro de 2010 - 11:57

Vinha protelando abordar o tema por razões diversas, mas principalmente para evitar que fosse chamado de pessimista ou algo parecido junto à opinião pública. Mas depois de várias manifestações no cassilandianews, resolvi expressar o que penso e assumir meu inconformismo.
Quem retorna à cidade, leva um susto com a paisagem atual. A praça São José – justiça seja feita, acabou virando um “mercado persa”, perdendo seu encanto e charme de antes. A construção daqueles quiosques deteriorou o espaço e prejudicou o visual. Não há como deixar de culpar a administração anterior e os vereadores que votaram pela construção dos mesmos. Os apelos populistas (demagógicos) venceram a sensatez e o conceito de administração pública, infelizmente. O excesso de ambulantes – em prejuízo ao comércio tradicional estabelecido, é outro fator negativo, que não pode ser omitido.
Mas é claro que a administração pública deixa a desejar. O atual prefeito pregou a renovação de métodos e estilo de governar, mas peca em vários pontos. Aliás, basta tentar circular pelas ruas da cidade para se comprovar a veracidade da afirmação.
Mas se o poder público não vai bem, a população, de um modo geral, parece contagiada pelo clima pessimista. A paisagem arquitetônica da cidade está comprometida, deteriorada. Muros e calçadas sem conservação e casas envelhecidas – sem pintura – podem ser vistos em vários bairros. É como aquela pessoa deprimida, sem sonhos, prazer ou motivação – que deixa de cuidar de seu corpo, da saúde e descuida da própria imagem.
Assim, o cassilandense demonstra desânimo com a falta de perspectivas de sua cidade. É natural que se preocupe com sua própria condição financeira pessoal, e por extensão do futuro de sua família. Cassilândia acabou se transformando numa cidade exportadora, mas de filhos em busca de um local onde se viva melhor. Chapadão do Sul – diga-se de passagem - vem acolhendo centenas de cassilandenses, que viram naquela cidade uma esperança de vida melhor.
No arremate sugiro: que tal uma campanha para melhorar o visual da cidade? Uma campanha incentivada por uma entidade, para que os moradores pintassem suas casas, muros, reparando as calçadas inclusive, seria oportuno.
Seria o primeiro passo para o recomeço, para se tentar sair do marasmo atual. Apenas criticar o prefeito, vereadores e demais governantes não resolve. É preciso atitudes pessoais. E ao que parece, elas estão faltando.

Manoel Afonso



SIGA-NOS NO Google News