Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2010 11:57

Manoel Afonso: Auto-estima de Cassilândia em baixa

Manoel Afonso

Vinha protelando abordar o tema por razões diversas, mas principalmente para evitar que fosse chamado de pessimista ou algo parecido junto à opinião pública. Mas depois de várias manifestações no cassilandianews, resolvi expressar o que penso e assumir meu inconformismo.
Quem retorna à cidade, leva um susto com a paisagem atual. A praça São José – justiça seja feita, acabou virando um “mercado persa”, perdendo seu encanto e charme de antes. A construção daqueles quiosques deteriorou o espaço e prejudicou o visual. Não há como deixar de culpar a administração anterior e os vereadores que votaram pela construção dos mesmos. Os apelos populistas (demagógicos) venceram a sensatez e o conceito de administração pública, infelizmente. O excesso de ambulantes – em prejuízo ao comércio tradicional estabelecido, é outro fator negativo, que não pode ser omitido.
Mas é claro que a administração pública deixa a desejar. O atual prefeito pregou a renovação de métodos e estilo de governar, mas peca em vários pontos. Aliás, basta tentar circular pelas ruas da cidade para se comprovar a veracidade da afirmação.
Mas se o poder público não vai bem, a população, de um modo geral, parece contagiada pelo clima pessimista. A paisagem arquitetônica da cidade está comprometida, deteriorada. Muros e calçadas sem conservação e casas envelhecidas – sem pintura – podem ser vistos em vários bairros. É como aquela pessoa deprimida, sem sonhos, prazer ou motivação – que deixa de cuidar de seu corpo, da saúde e descuida da própria imagem.
Assim, o cassilandense demonstra desânimo com a falta de perspectivas de sua cidade. É natural que se preocupe com sua própria condição financeira pessoal, e por extensão do futuro de sua família. Cassilândia acabou se transformando numa cidade exportadora, mas de filhos em busca de um local onde se viva melhor. Chapadão do Sul – diga-se de passagem - vem acolhendo centenas de cassilandenses, que viram naquela cidade uma esperança de vida melhor.
No arremate sugiro: que tal uma campanha para melhorar o visual da cidade? Uma campanha incentivada por uma entidade, para que os moradores pintassem suas casas, muros, reparando as calçadas inclusive, seria oportuno.
Seria o primeiro passo para o recomeço, para se tentar sair do marasmo atual. Apenas criticar o prefeito, vereadores e demais governantes não resolve. É preciso atitudes pessoais. E ao que parece, elas estão faltando.

Manoel Afonso



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)