Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Manifestos continuam em Chapadão do Sul

Jovem Sul News - 17 de abril de 2010 - 15:17

Produtores Rurais de Chapadão do Sul (MS) e região neste sábado, 17 de Abril, intensificam a manifestação pacífica em frente à obra da subestação das linhas de transmissão da ANEEL, na área rural do município.

Nesta manhã, cercaram o canteiro de obras com máquinas agrícolas e permanecem acampados em frente ao local.

As linhas de transmissão da ANEEL estão sendo construídas entre Selvíria e Chapadão do Sul, na região do Bolsão sul-mato-grossense. Com 248 km de extensão, a linha atravessará os municípios de Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Cassilândia e Chapadão do Sul, cortando áreas de intensa produção agrícola.

Os produtores rurais, inconformados com os prejuízos que a subestação irá causar na produtividade agrícola, mobilizam-se no sentido de que as autoridades do setor elétrico nacional e as autoridades do setor ambiental em Mato Grosso do Sul possam encontrar uma alternativa para a construção da linha. Alegam os ruralistas que o atual traçado da LT trará impactos negativos sócios e econômicos a todo o município e região.

As extensas lavouras produtivas de soja, milho e algodão existentes na região serão prejudicadas com a instalação das torres estaiadas que serão erguidas em zonas de “servidão”. A produtividade agrícola de cada propriedade será afetada porque haverá dificuldades na operação de máquinas e implementos agrícolas, pulverizadores, tratores e aviões agrícolas, em função das torres estaiadas e os cabos de energia.

A linha de transmissão foi licitada pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, em novembro de 2008, e o leilão foi vencido pelo grupo espanhol COBRA Instalações e Serviços S.A.

A nova linha de transmissão, em construção em área rural de Chapadão do Sul. deverá operar com energia fornecida por pequenas centrais hidroelétricas (PCH) e por usinas de álcool que estão sendo construídas na região.

Na quinta-feira, 15 de Abril, as empreiteiras LT Itathin Ltda e o Grupo Cobra se reuniram com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, para discutir uma mudança da subestação. “Só numa propriedade, por exemplo, deverão ser instalados 47 postes de energia e com isso os proprietários que ficam ao redor, não poderão mais utilizar algumas partes da lavoura, que ficarão inviabilizadas”, mas até o momento nada foi feito em sentido de paralisar a obra que continua em ritmo acelerado.

Na manhã de ontem, 16 de Abril, o Governador André Puccinelli ao passar por Chapadão do Sul, admitiu perante os produtores, alguns vereadores e secretários municipais, que foram recepcioná-lo no Aeroporto Municipal que o projeto da subestação e do atual traçado do linhão foi um erro, mas não disse nada a respeito de uma possível solução para corrigir o erro, apenas que o assunto está sendo discutido e analisado.

Enquanto nenhuma medida for tomada para que seja feita a mudança do atual traçado dos linhões, a obra continua a cada dia em ritmo mais acelerado. Os produtores indignados com o descaso da ANEEL no sentido de que já deveria ter paralisado a obra até que cessem as negociações, intensificam ainda mais os manifestos.

SIGA-NOS NO Google News