Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

17/04/2010 15:17

Manifestos continuam em Chapadão do Sul

Jovem Sul News

Produtores Rurais de Chapadão do Sul (MS) e região neste sábado, 17 de Abril, intensificam a manifestação pacífica em frente à obra da subestação das linhas de transmissão da ANEEL, na área rural do município.

Nesta manhã, cercaram o canteiro de obras com máquinas agrícolas e permanecem acampados em frente ao local.

As linhas de transmissão da ANEEL estão sendo construídas entre Selvíria e Chapadão do Sul, na região do Bolsão sul-mato-grossense. Com 248 km de extensão, a linha atravessará os municípios de Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Cassilândia e Chapadão do Sul, cortando áreas de intensa produção agrícola.

Os produtores rurais, inconformados com os prejuízos que a subestação irá causar na produtividade agrícola, mobilizam-se no sentido de que as autoridades do setor elétrico nacional e as autoridades do setor ambiental em Mato Grosso do Sul possam encontrar uma alternativa para a construção da linha. Alegam os ruralistas que o atual traçado da LT trará impactos negativos sócios e econômicos a todo o município e região.

As extensas lavouras produtivas de soja, milho e algodão existentes na região serão prejudicadas com a instalação das torres estaiadas que serão erguidas em zonas de “servidão”. A produtividade agrícola de cada propriedade será afetada porque haverá dificuldades na operação de máquinas e implementos agrícolas, pulverizadores, tratores e aviões agrícolas, em função das torres estaiadas e os cabos de energia.

A linha de transmissão foi licitada pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, em novembro de 2008, e o leilão foi vencido pelo grupo espanhol COBRA Instalações e Serviços S.A.

A nova linha de transmissão, em construção em área rural de Chapadão do Sul. deverá operar com energia fornecida por pequenas centrais hidroelétricas (PCH) e por usinas de álcool que estão sendo construídas na região.

Na quinta-feira, 15 de Abril, as empreiteiras LT Itathin Ltda e o Grupo Cobra se reuniram com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, para discutir uma mudança da subestação. “Só numa propriedade, por exemplo, deverão ser instalados 47 postes de energia e com isso os proprietários que ficam ao redor, não poderão mais utilizar algumas partes da lavoura, que ficarão inviabilizadas”, mas até o momento nada foi feito em sentido de paralisar a obra que continua em ritmo acelerado.

Na manhã de ontem, 16 de Abril, o Governador André Puccinelli ao passar por Chapadão do Sul, admitiu perante os produtores, alguns vereadores e secretários municipais, que foram recepcioná-lo no Aeroporto Municipal que o projeto da subestação e do atual traçado do linhão foi um erro, mas não disse nada a respeito de uma possível solução para corrigir o erro, apenas que o assunto está sendo discutido e analisado.

Enquanto nenhuma medida for tomada para que seja feita a mudança do atual traçado dos linhões, a obra continua a cada dia em ritmo mais acelerado. Os produtores indignados com o descaso da ANEEL no sentido de que já deveria ter paralisado a obra até que cessem as negociações, intensificam ainda mais os manifestos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)