Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mandioca será tema de seminário em Cuiabá

FmasulNotícias - 23 de novembro de 2004 - 13:25

Principal alimento energético de uma em cada 12 pessoas no planeta, podendo ser colhida em todas as épocas do ano, a mandioca será tema de um seminário a ser realizado durante todo o dia 26 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal. A proposta é apresentar as tendências do mercado para os derivados da sua cadeia produtiva no Brasil (responsável pela geração de um milhão de empregos e R$ 2,3 bilhões em movimentação financeira), fomentar a agregação de valores e uso de novas tecnologias e estimular o seu cultivo na agricultura familiar.

Voltado para pequenos produtores, empresários e técnicos ligados à cadeia produtiva da mandioca, o seminário será promovido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Famato, Empaer e Senar, com o apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, Indústria, Comércio Minas e Energia e Indea/MT.

Entre os nomes de palestrantes confirmados estão o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Amido de Mandioca, José Eduardo Pasquini; Raimundo Nonato Brabo Alves, pesquisador da Embrapa Floresta; Carlos Estevão da Embrapa Mandioca; e João Pacheco, da Cooperativa Agrícola de Ubirajara (SP). Está programado também um painel sobre estratégias de comercialização de derivados da mandioca.

A raiz da mandioca não apenas serve de insumo para a produção de farinha - presente na mesa do brasileiro do Oiapoque ao Chuí. É utilizada tanto na fabricação de embutidos, chocolates e papel quanto na perfuração de poços artesianos e na prospecção de petróleo.

Embora seja o segundo maior produtor mundial, com 24 milhões de toneladas de raiz - a Nigéria lidera o ranking mundial com 32,5 milhões de toneladas - o Brasil já teve uma produção maior em décadas passadas. No anos de 1970, por exemplo, a produção nacional chegou a quase 30 milhões de toneladas.


Autor:
24Horas News

SIGA-NOS NO Google News