Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mandato de Evo Morales será submetido à consulta popular

Mylena Fiori/ABr - 09 de maio de 2008 - 19:37

Brasília - O Senado boliviano aprovou hoje (8) a realização de referendo revocatório do mandato do presidente Evo Morales e de governadores de nove departamentos (estados) do país. A consulta popular foi proposta pelo governo de Evo Morales no final do ano passado, mas acabou sendo apreciada pelo Senado – onde a oposição é maioria - somente agora, poucos dias após a consulta popular que aprovou a autonomia do departamento de Santa Cruz, numa demonstração de insatisfação da população local com o governo central.

Em mensagem ao povo boliviano, Evo Morales se disse satisfeito com a aprovação do referendo revocatório, lembrou que esperava por isso há muito tempo e garantiu que promulgará rapidamente a decisão do Parlamento. “É uma forma de aprofundar a democracia em nosso país, embora nós, políticos, nem sempre nos lembremos disso. O melhor é que o povo decida o destino do país, dos presidentes, vice-presidente e governadores”, disse Morales. “O povo que nos diga quem serve e quem não serve para governar”, completou.

O presidente boliviano aproveitou para criticar o referendo de Santa Cruz, considerado inconstitucional pelo governo central. “O referendo revocatório de mandato tem o objetivo de definir as diferenças políticas no marco da legalidade, no marco da constitucionalidade e não mediante alguns referendos em que não se respeita as instituições e as normas vigentes do país”, afirmou, segundo discurso divulgado pela assessoria de imprensa da Presidência da Bolívia.

O referendo revocatório de mandato foi proposto por Evo Morales no dia 5 de dezembro do ano passado, em meio aos tumultos provocados pela votação da nova Constituição boliviana. Dez dias depois, o referendo foi aprovado pela Câmara de Deputados e, desde então, aguardava apreciação pelo Senado. A expectativa é de que a consulta popular sobre o mandato de Morales e de nove governadores ocorra em 90 dias.





SIGA-NOS NO Google News