Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Malware que espiona dispositivos Android é detectado na Play Store

Vírus coleta dados importantes do sistema e contas registradas nos aparelhos infectados

Mdiamax - 07 de maio de 2020 - 06:20

Malware que espiona dispositivos Android é detectado na Play Store

A companhia russa de segurança cibernética Kaspersky detectou um software espião na loja de aplicativos do Google – a Play Store – que pode causar sérios problemas aos usuários de dispositivos Android. Segundo a empresa, o vírus coleta dados importantes do sistema e contas registradas nos aparelhos infectados. As informações são do site Canaltech.

A Kaspersky explicou que, diferente de outros spywares, que normalmente são feitos para ataques em massa, o PhantomLance ataca de maneira mais direcionada, espalhando diferentes versões com múltiplos códigos.

Após coletar amostras do vírus, os russos identificaram que a maior finalidade do spyware era coletar informações específicas, como a localização por meio de GPS, registros de chamadas, contatos e mensagens. O software também podia reunir uma lista de aplicativos instalados.

Por se adaptar perfeitamente ao dispositivo infectado, o vírus conseguia evitar a sobrecarga do sistema com recursos desnecessários enquanto coleta as informações necessárias.

Cerca de 300 pessoas foram infectadas com o PhantomLance em países como Índia, Vietnã, Bangladesh e Indonésia. O Google esclareceu que todos os aplicativos maliciosos já foram removidos de sua loja.

SIGA-NOS NO Google News