Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Malta: saiba o que está acontecendo hoje e os costumes

Terezinha Tagliaferro - 20 de maio de 2009 - 07:46

Caros leitores, como inicou o verao , decidi lhes contar como e o costume aqui neste periodo.
Pois bem, e como quem vive no Brasil, a beira-mar, ou a quem apenas vai de ferias.Roupas e alimentacao bem leves, o povo pela rua ate tarde da noite, as lanchonetes super-lotadas.E tudo festa, reina a alegria.Os trabalhadores publicos terminam o turno as 13h30.As fabricas, por sua vez, estao abertas ate as 15h.Como o sol, nesse periodo, ainda esta presente ate as 20h, tem muito tempo pra sair, nadar, estar com os amigos, fazer longas caminhadas a beira-mar ou simplesmente se relaxar um pouco da maneira que seja mais conveniente.

Muitas familias que moram no interior da Ilha possui tambem uma segunda casa a beira-mar, onde a tarde sopra uma brisa mais fresca e quem nao tem vai assim mesmo,ao menos passar a tarde num lugar mais agradavel. O unico inconveniente e encontrar lugar onde estacionar e ter paciencia pra enfrentar o trafego, porque dirigir por 8 Km na marcha 1 e 2 e ainda parando de vez em quando....nao e facil, se chega em casa com dor nas pernas de tanto brecar.....
Neste periodo, se celebra as festas em todas as igrejas, da Santa ( o ) padroeiro , sendo, cada semana, numa Paroquia.Entao tem festa o verao todo.Inicia esta semana com a festa na cidade de Tarxiem ( esta e cidade onde nasceu o Fred.) Onde eu moro, pertenco a cidade de Tarxiem como Municipio, mas como Paroquia pertenco a cidade de Paola, cujo Patrono e " Cristo Rei ".Minha Paroquia tem 5 sacerdotes e o Paroco se dedica de corpo e alma aos paroquianos.Da gosto participar das atividades e o povo encontra muita ajuda nos momento dificeis da vida, quando se faz necessario a ajuda de um "Cireneu", pra continuar a caminhada.
A ultima festa sera em 8 de setembro, quando se comemora a festa da Natividade de Nossa Senhora.
O dia 15 de agosto e sempre marcado por uma festa maior, e conhecido como a " Festa de Santa Maria", e de grande significado porque durante a Segunda Guerra Mundial, o povo estava para se render, pois nao haviam mais viveres e nem agua potavel e justo naquele dia entrou um navio de abastecimento.Este fato e considerado como milagre feito pela Virgem Maria.
Se comemora a festa do Padroeiro por uma semana, onde em torno a Igreja se encontram barraquinhas com miudezas e brinquedos para as criancas, lanchonetes, pipoca, algodao doce, etc...Duas semanas antes inicam os preparativos, enfeites das ruas, etc....Cada cidade tem a sua Banda e tem certas cidades que tem mais de uma, como e o caso aqui da minha Paroquia.E costume, porem, durante a semana da festas de convidar outras bandas pra participar, entao, cada dia da semana se apresenta uma Banda diferente apenas pra abrir a festa.A Banda caminha pelas ruas e costumam festejar com chuva de papeis picados e o outro dia e aquele trabalhao pra limpar tudo.
O ponto culminante da festa sao os Fogos de Artificio que aqui se tornou uma arte.Todos esperam ate a meia-noite, ate mesmo as criancas , para ver a " Caixa Infernal ", que e a apresentacao de fogos atificais consecutivos com duracao de meia hora, mais ou menos.E uma maravilha.Assim termina a festa.No dia seguinte a cidade repousa, o comercio nao abre e quem deseja pode participar de um dia em companhia se unindo ao grupo e passar o dia todo a beira-mar com churrasco e muito divertimento.
Durante o verao, o comercio e bem fraco.Muitos aproveitam tambem para viajar e entrar em ferias.Do dia 1 ate o dia 15 de agosto muitas firmas dao ferias coletiva, chamada de " chadao ".
Tambem, neste periodo tem muitos casamentos e muita festa de quarteirao.
E costume, nos finais de semana, mais na sexta-feira e sabado se fazer churrasco na beira do mar.Familias inteiras se reunem, ou mesmo , grupos de amigos e ficam ali ate de madrugada.Todos se preparam com lampioes a gas, churrasqueira e tudo o que e necessario.Quando tudo termina resta uma obrigacao: deixar tudo limpo, pois no dia seguinte, logo cedinho ja chegam outros grupos, outras familias que vem para passar o dia todo, munido de barraquinhas, etc....
Aqui o calor e muito forte, eu comparo com o calor do Mato Grosso do Sul.A gente sente bastante porque e um calor umido.So tem uma diferenca, nao chove.



NR: A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África. O arquipélago maltês está encravado no centro do Mediterrâneo. As terras mais próximas são todas sicilianas / italianas: a grande ilha da Sicília a norte, as ilhas Pelágias a oeste e a ilha de Pantelleria a noroeste. Sua capital - situada na ilha de Malta - é La Valetta. As cinco ilhas do arquipélago maltês são: Malta, Gozo, Comino e duas ilhotas desabitadas Cominotto e Filfla, as quais, no total, têm superfície de 316 km² e abrigam uma população estimada em 400 214 habitantes (agosto 2006). - segundo a Wikipédia

Terezinha Tagliaferro, brasileira, reside em Malta e está escrevendo artigos daquele país para os leitores do Cassilândianews.

SIGA-NOS NO Google News