Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mal da vaca louca pode derrubar preços , diz consultor

Gustavo Bernardes/ABr - 27 de dezembro de 2003 - 09:48

O mal da vaca louca, detectado nesta semana no estado de Washington (EUA), pode fazer cair os preços da carne bovina no mercado internacional. A avaliação é do ex-presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), Ênio Marques, atualmente consultor no segmento agropecuário.

Segundo ele, o Japão é um dos poucos países onde o consumo deve cair um pouco, enquanto o preço da carne aumenta. “No curto prazo, o impacto imediato será uma busca maior pelo frango e por suínos”, disse. Para o consultor, o episódio da vaca louca aguçou a percepção dos países compradores de carnes sobre a segurança do produto.”Mais do que nunca, vamos ser obrigados a demonstrar análises de risco e prová-las”, afirmou.

Marques alertou que os governos terão que se preocupar mais com a segurança sanitária dos rebanhos, enfatizando a transparência e a rastreabilidade do produto. “A vaca contaminada de Washington só foi detectada por causa da rastreabilidade do animal. Eles sabiam onde estava o animal, sua origem e dados completos”, disse.

De acordo com Marques, a consolidação do Brasil no mercado internacional da carne se dará quando o país erradicar os problemas sanitários que ainda preocupam o mercado internacional, como a febre aftosa, por exemplo. A doença impede que países como Japão e Coréia do Sul – que cancelaram as compras de carnes dos Estados Unidos – importem carne do Brasil. “Essas exigências são boas, mas ao mesmo tempo são ruins para aqueles países que não têm as questões sanitárias em ordem”, completou.

SIGA-NOS NO Google News