Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais um flagrante de leitores acompanhando as notícias do Cassilândia Notícias

Redação - 11 de abril de 2015 - 12:48

Dois leitores de Novo Hamburgo acompanham, neste momento, as notícias do site. Vamos conhecer a história do município segundo a Wikipédia.

O nome da cidade é uma referência à cidade alemã de Hamburgo que significa cidade dos gatos.

Antes da chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada por índios carijós. As primeiras povoações permanentes de Novo Hamburgo datam do século XVIII, quando Portugueses, sendo maioritariamente imigrantes açorianos se instalaram na parte noroeste da cidade, no bairro hoje conhecido como Rincão dos Ilhéus, ou simplesmente Rincão. Em 25 de Julho de 1824, os imigrantes alemães começaram a chegar à Colônia de São Leopoldo e logo desenvolveram uma próspera sociedade rural na região do Vale dos Sinos. Pouco depois, começaram a aparecer pequenos núcleos urbanos nas colônias. Um deles ficava na área de Hamburger Berg (que hoje é o bairro Hamburgo Velho), a partir de onde se originou a Novo Hamburgo atual.

O movimento emancipacionista começou a se delinear no início dos anos 1920. A Liga Pró-vilamento, formada em 1926 por várias importantes personalidades da cidade, foi recebida pelo governador do estado e, em 5 de abril de 1927, houve a emancipação do município. Guilherme Ludwig foi eleito para o cargo de vice-intendente, sendo Leopoldo Petry o primeiro intendente de Novo Hamburgo.

Tendo a cidade se emancipado de São Leopoldo, sua industrialização se acelerou, tornando-se um dos polos econômicos do Vale do Sinos. Por muito tempo, a indústria foi praticamente formada apenas pela cadeia coureiro-calçadista, com várias empresas de destaque. Entre os pioneiros se destacam Nicolau Becker, criador do primeiro curtume da cidade, Guilherme Ludwig, Pedro Adams Filho, Augusto Jung, Pedro Alles e Artur Haas. A cidade é conhecida como "Capital Nacional do Calçado".

Economia

A economia de Novo Hamburgo nasceu e desenvolveu com a indústria do calçado. Foi uma fase muito rápida, persistente e organizada, sendo reconhecida como a Capital Nacional do Calçado. Por causa disso, surgiu o chamado setor coureiro-calçadista formado por curtumes, indústrias químicas, componentes para calçados, indústria metalúrgica e componentes eletrônicos. Aparecendo ainda o setor de plástico e o metal-mecânico que começam a fazer parte na economia do município.

Hoje Novo Hamburgo inicia a desfrutar uma nova fase de diversificação industrial, acompanhada com especial atenção pela administração municipal. Como incentivo fiscais com a instalação de novas indústrias, facilitando sua implantação e abrindo a porta para novas atividades. O município já inclui indústrias de farmácia, vestuário, cosméticos, móveis, eletrodomésticos, gráficas de última geração, informática, química, construção civil, carrocerias, alimentos, entre outras.

Devido a atividade industrial e comercial conta com a administração da Associação Comercial, Industrial e de Serviços e Câmara de Diretores Lojistas, com participação efetiva junto aos governos estadual e federal.

A Feira Internacional de Calçados e Artefatos de Couro é considerada uma das importantes feiras do setor calçadista em Novo Hamburgo. Se realiza anualmente desde 1963 e, além de divulgar a cidade internacionalmente, esta promovendo o potencial de nossa indústria calçadista na região do Vale dos Sinos. O parque de exposições da feira tem oito pavilhões climatizados, construídos numa área de 25 000 metros quadrados com salão de convenções e palestras, lancherias, hotel, restaurante panorâmico e quadras de tênis. (J.A.C.)

Esportes
Na década de 1980 recebeu a alcunha de "capital nacional do skate", destacando muitos atletas, pistas e empresas direcionadas ao esporte. Também é a terra do Esporte Clube Novo Hamburgo, um dos mais tradicionais clubes de futebol do interior estado do Rio Grande do Sul, e da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo que se destaca em várias modalidades esportivas, principalmente o vôlei, o punhobol e a patinação artística.

Geografia
Novo Hamburgo está situado no Vale do Rio dos Sinos, a cerca de quarenta quilômetros da capital do estado e pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre.

O município, banhado pelo Rio dos Sinos, compreende uma área de 223 km², contando com uma população de 239. 051 habitantes.

Clima
O clima de Novo Hamburgo é subtropical, apresentando temperaturas entre -2°C e 40°C, com média anual de 19°C. Mesmo que muito rara, precipitações de neve já foram registradas na cidade em 1975, 1984, 1994, 2000 e 2006.

 

SIGA-NOS NO Google News