Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais três países suspendem a importação de frango do RS

Aline Bravim /ABr - 20 de julho de 2006 - 07:47

Mais três países embargaram o frango do Rio Grande do Sul: Bielorrússia, Ucrânia e Marrocos. As restrições se devem ao foco de newcastle no município de Vale Real, no Vale do Caí, anunciado no início do mês. O embargo vale por seis meses.

De acordo com a assessoria do Ministério da Agricultura, além desses três países, a União Européia e outros dez países confirmaram oficialmente o embargo. Entre eles está a Argentina, o Japão, a Rússia, o Canadá, a África do Sul, a Coréia do Sul, Cuba, Suíça, Hong Kong e Nova Caledônia.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização e Limpeza Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Fernando Groff, as conseqüências para o país ainda não são graves. “O Japão embargou a importação de carne de frango produzida no raio de 50 quilômetros ao redor desse foco, que está no acordo comercial que o Brasil tem com o país, mas não é um embargo total”, explicou.

“Enquanto o foco estiver circunscrito a uma determinada região, o dano é menor. Mas estamos tomando as medidas necessárias, como isolamento da área, investigação epidemiológica na área ao redor e inquérito sorológico”, disse Groff.

A newcastle é uma doença causada pelo vírus influenza, que atinge somente aves, em várias faixas etárias, causando problemas respiratórios ou neurológicos. É considerada altamente contagiosa, entretanto sem riscos para o ser humano. O último caso de newcastle no Rio Grande do Sul foi em 1984.



SIGA-NOS NO Google News