Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais eleitores de MS votarão em urna biométrica

Campo Grande News/ Edmir Conceição - 10 de janeiro de 2012 - 14:48

Além de Fátima do Sul, mais cinco cidades do Estado terão urnas biométricas nas eleições municipais deste ano. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) aprovou a revisão eleitoral e definiu o calendário de cadastramento biométrico em Sidrolândia, Jateí, Ribas do Rio Pardo e Camapuã. Em Vicentina, onde o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também aprovou o voto biométrico, ainda não há data para o cadastramento.

Segundo o TRE-MS, a revisão biométrica será realizada no período de 19 de janeiro a 30 de março, começando por Sidrolândia. Em Jateí os eleitores serão cadastrados entre 23 de janeiro a 24 de fevereiro; em Ribas do Rio Pardo, de 25 de janeiro a 30 de março e, em Camapuã, no período de 27 de janeiro a 30 de março.

Todos os eleitores são obrigados a comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento eleitoral em suas cidades, levando documento de identidade e comprovante de residência, além de certificado militar para os homens.

Nas eleições de outubro de 2010, em todo país, mais de 1 milhão de pessoas de 60 municípios em 23 estados votaram em urnas eletrônicas que reconhecem o eleitor pela digital. O sistema, que impede que uma pessoa vote no lugar de outra, foi inaugurado nas eleições municipais de 2008 em três municípios: Fatima do Sul (MS), Colorado do Oeste (RO) e São João Batista (SC).

O TSE estima que até 2017 seja possível implantar o reconhecimento do eleitor pela digital em todas as cidades do país. A expectativa da Justiça Eleitoral é que no pleito de 2018 o número de eleitores brasileiros aumente dos atuais 134 milhões para 150 milhões.

SIGA-NOS NO Google News