Cassilândia, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

11/10/2007 19:34

Mais dois senadores trocam de partido

Agência Senado

Dois senadores mudaram de partido antecipando-se a uma possível decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a fidelidade partidária para os cargos majoritários a ser pronunciada na noite desta quinta-feira (11). O senador Edison Lobão (PMDB-MA) transferiu-se do DEM para o PMDB, de acordo com requerimento do próprio parlamentar lido nesta quarta-feira (10) no Plenário do Senado. Romeu Tuma, que pertencia aos quadros do DEM, ainda não informou oficialmente à Casa sua filiação ao PTB, assinada no dia 6.

Nos dois casos, o motivo da trocafoi a necessidade de garantir vaga e apoio para futuras disputas eleitorais: Lobão explicou à Agência Senado que pretende se candidatar a governador do Maranhão daqui a três anos e seus principais aliados, como a senadora Roseana Sarney e o deputado Alberto Silva, estão no PMDB. Tuma pretende se reeleger senador em 2010, mas o DEM escolheu outro candidato, o que o obrigou a transferir-se para o PTB.

Com essas mudanças, chega a oito o número de senadores que trocaram de sigla das eleições de 2006 para cá: Expedito Júnior (RO) migrou do PPS para o PR em dezembro, alegando não concordar com a ideologia do partido pelo qual se elegera. Naquele mês, Roseana Sarney deixou o DEM pelo PMDB. Em janeiro, Fernando Collor (AL), que agora está licenciado, saiu do PRTB e foi para o PTB. Já o seu suplente, Euclydes Mello, saiu nesta semana do PTB e foi para o PRB.

Entre o final de setembro e a primeira semana de outubro, César Borges(BA) trocou o DEM pelo PR, partido que irá presidir na Bahia, e a senadora Patrícia Saboya (CE), ex-PSB, filiou-se ao PDT, "em clima de pré-lançamento de sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza", conforme matéria publicada no site do seu novo partido. O PSB optou por sustentar a candidatura da atual prefeita Luiziane Lins (PT). "Patrícia discursou de cima de uma cadeira, rodeada de membros do partido, falando de sua decisão de disputar a Prefeitura de Fortaleza", diz informativo do PDT.

Lobão mostrou-se seguro em relação à sua mudança, por não acreditar que ela será impugnada pelo TSE, levando risco ao seu mandato.

- Entendo que o tribunal vá seguir o precedente utilizado no exame da fidelidade partidária para as eleições proporcionais [deputados e vereadores]. Assim, todas as mudanças efetuadas antes da decisão serão consideradas válidas - argumentou o senador maranhense.

No caso das eleições proporcionais, a data-limite foi o dia 27 de março, quando o TSE declarou que os mandatos pertenciam aos partidos e não aos candidatos. Agora o tribunal vai se manifestar sobre os mandatos de senadores, governadores e prefeitos.

Nelson Oliveira / Agência Senado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 19 de Janeiro de 2017
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
21:49
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)