Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

29/11/2004 12:57

Mais dois dias para vacinar bois no Planalto

Fernanda Mathias / Campo Grande News

O produtor tem mais dois dias para vacinar os bovinos no planalto de Mato Grosso do Sul, onde estão 21,4 milhões de um rebanho de 24,9 milhões, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Amanhã expira o prazo de imunização e 15 dias depois para entrega dos frascos. No Pantanal a vacinação contra febre aftosa vai até 15 de dezembro, com prazo para entrega de frascos vencendo sempre 15 dias depois. Dados do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal) apontam que Mato Grosso do Sul adquiriu esse ano cerca de 33,4 milhões de doses de vacina contra febre aftosa sendo 9 milhões só no mês
de novembro.
Além de entregar o frasco o produtor deve fazer o registro da vacinação, comprovante de aquisição de vacina (CT-13), e a nota fiscal, além dos frascos da vacina contra raiva. A expectativa da nova gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Gladys Moreira Espíndola Rachel, "é que pelo menos 95% dos 24,9 milhões de animais sejam imunizados em todo Estado". Para os pecuaristas que deixarem de vacinar a
dor de cabeça será um pouquinho maior.
O produtor terá que desembolsar R$ 52,5 por animal, valor 150% mais caro que na fase passada. Propriedades localizadas nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Setes Quedas, que tiveram a vacinação antecipada por motivo de prevenção - estar localizadas na região de fronteira com o Paraguai - estão sendo reforçadas para serem concluídas a tempo. Nessa região cerca de 400 mil animais devem ser imunizados.
O diretor-presidente do Iagro, Gete Ottaño da Rosa, a preocupação com a fronteira é um dos pontos fundamentais para prevenir a entrada da doença no Estado. Ainda segundo Gete uma das saídas estaria na vacinação do rebanho paraguaio por uma equipe brasileira chegando até a indenizar os produtores que sacrificam animais contaminados naquele país. A idéia é estimular a notificação de casos no País vizinho. Dúvidas podem ser esclarecidas no disque-aftosa 0800-679120.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)