Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de um milhão de mulheres abortam por ano

Agência do Rádio - 13 de março de 2006 - 07:49

No Brasil, muitas mulheres se sentem despreparadas para assumir a maternidade e por isso decidem fazer um aborto. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, OMS, 31% das mulheres que engravidam acabam abortando. Por ano 1,4 milhão decidem abortar ou têm uma gravidez insegura. Isso corresponde a 3,7 abortos para cada 100 mulheres, que têm entre 15 e 49 anos. Os números não incluem aos abortos feitos por razões médicas e legais, quando a gravidez é resultado de abuso sexual ou coloca em risco a saúde da mulher. A diretora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Cristina Boaretto, diz que grande parte das internações decorrem de tentativas de aborto.

"O aborto no Brasil é previsto legalmente somente em duas situações. Quando a mãe corre risco de vida ou quando a mulher foi vítima de estupro. Nessas duas situações são realizados em torno de 1,6 mil abortos por ano. O SUS atende mulheres que recorreram ao abortamento de uma forma ou de outra, na maioria das vezes mulheres mais pobres, que não têm condições de pagar um aborto clandestinamente. Então a gente tem um volume de internações desse aborto, que foi realizado em condições inseguras e que de alguma maneira teve complicações e que foi parar no serviço de saúde público. Esse número de internações chega em torno de 260 mil por ano."

Muitas mulheres procuram clínicas clandestinas para realizar o aborto. Mas, os riscos de vida e de infecções são grandes. Existem vários métodos ofere cidos pela rede pública de saúde para evitar a gravidez. Procure um posto de saúde e se informe.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News