Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de três milhões fazem prova do Enem no domingo

Edson Sibila / Campo Grande News - 24 de agosto de 2006 - 16:41

A prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontece domingo (27), vai reunir 3,7 milhões de estudantes de 800 cidades brasileiras. O total corresponde a mais de 90% de inscrições do número de formandos no Brasil, de acordo com informações da Agência Brasil.

O Enem foi criado há oito anos para avaliar o desempenho dos alunos e das escolas, e baseia suas provas no dia-a-dia dos estudantes. Por isso, o exame não exige dos alunos saber específico, mas um elevado grau de conhecimentos gerais, adquiridos principalmente com a leitura de livros, jornais e revistas, teatro e cinema.

Além disso, é necessário que o aluno tenha capacidade de interpretação de textos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o exame é uma avaliação voluntária para alunos de escolas públicas e privadas que estejam terminando ou já terminaram o terceiro ano do ensino médio. Mesmo não sendo obrigatório, o número de inscrições neste ano aumentou 24% na comparação com o ano passado.

O coordenador do Enem no Ministério da Educação, Dorivan Ferreira Gomes, atribui o aumento da procura pelo Enem ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para concorrer a uma bolsa no programa, o estudante deve ter prestado o Enem.

\"O exame serve para o cidadão fazer uma auto-avaliação de seus conhecimentos, ingressar num curso superior sem vestibular e ainda entrar no mercado de trabalho. As instituições de ensino superior usam o resultado para a seleção no curso de graduação. As empresas também já usam o resultado do Enem no processo de contratação de funcionários de nível médio.\"

SIGA-NOS NO Google News