Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de 80 mil podem ficar sem aposentadoria em março

Alessandra Bastos/ABr - 15 de março de 2006 - 17:14

Mais de 80 mil aposentados e pensionistas podem não receber o pagamento este mês. O Ministério da Previdência e Assistência Social suspendeu o benefício daqueles que não atualizaram os dados cadastrais no Censo Previdenciário, realizado em outubro do ano passado.

O pagamento não será extinto, mas bloqueado até que a pessoa se recadastre, o que pode ser feito na agência bancária em que costuma receber o pagamento com a apresentação da carteira de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recomenda que a pessoa leve também um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

De acordo com o ministério, após fazer o recadastramento, o pagamento será desbloqueado em até 13 dias. "Este prazo é necessário pois, por contrato, os bancos têm dez dias para repassar os dados ao INSS, que leva até três dias para comunicar aos bancos o desbloqueio", diz comunicado.

A nota ressalta ainda que não é preciso ir a uma agência da Previdência Social para fazer o Censo ou desbloquear o benefício.

A Lei 8212/1991 determina que a atualização dos dados cadastrais de aposentados e pensionistas seja feita a cada cinco anos. A lista com os nomes das pessoas que terão o pagamento suspenso podes ser encontrada no site da Previdência (www.mpas.gov.br).

SIGA-NOS NO Google News