Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/10/2014 17:30

Mais de 600 kg de produtos impróprios para consumo são apreendidos

Campo Grande News

Mais de meia tonelada de produtos impróprios para o consumo foi apreendida, na semana passada, durante operação da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) realizada nos municípios de Bela Vista, Antonio João e Ponta Porã. Entre as mercadorias estavam produtos de origem animal sem comprovação de origem, sem inspeção sanitária, e produtos lácteos com o prazo de validade vencido.

A ação tem o objetivo de coibir os crimes contra as relações de consumo, e ao trânsito e comércio irregulares de animais, produtos e subprodutos de origem animal clandestinos. Fiscais agropecuários do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e Animal) e da Vigilância Sanitária Estadual estiveram presentes na operação.

Em um açougue de Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande, foram apreendidos 327 quilos de produtos impróprios para consumo, entre eles mercadorias de origem animal sem comprovação de origem e sem inspeção sanitária e produtos lácteos com o prazo de validade vencido.

Ainda no município, mas desta vez em um supermercado, fiscais encontraram 190 quilos de mussarela que eram comercializadas de forma irregular, com a inspeção de outro município. Também foram apreendidos 25 quilos de peixe e 95 quilos de queijo caipira sem inspeção sanitária do órgão competente.

Na cidade de Antonio João, a 279 quilômetros da Capital, uma granja foi interditada e 1,5 mil ovos foram apreendidos. O local comercializava ovos sem inspeção sanitária, o que pode colocar a saúde dos consumidores em risco.

Todos os produtos apreendidos foram destruídos junto ao aterro sanitário local. Os proprietários dos estabelecimentos responderão a procedimento administrativo junto à Vigilância Sanitária Estadual e a Iagro. Eles ainda poderão responder a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, com pena de 2 a 5 anos de prisão.

Como parte da operação, foram distribuídas cartilhas educativas na BR-060, em Guia Lopes da Laguna, no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O panfleto foi elaborado pela Iagro com informações importantes sobre produtos de origem animal.

Conforme a Decon, a intenção era chamar a atenção dos consumidores para os males causados pelo descumprimento das normas sanitárias vigentes, o que configura não só crimes, mas o desrespeito com as normas de saúde pública. O consumo de tais produtos pode acarretar diversas doenças para o ser humano, como brucelose, tuberculose, cisticercose, entre outras. O consumo deste tipo de mercadoria pode causar transtornos gástricos como diarreia e vômito e até levar a morte.

Balanço- De janeiro até agosto deste ano cerca de 70 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano já foram apreendidos e descartados e mais de 50 estabelecimentos multados em Mato Grosso do Sul, de acordo com balanço preliminar feito pela Decon.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)