Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de 3 mil museus oferecem opções para viajar na história

Renata Giraldi, Agência Brasil - 06 de maio de 2012 - 11:03

Brasília – Os curiosos têm pelo menos 3 mil opções entre museus e instituições culturais em todo o país para conhecer mais sobre a história do Brasil, da sua cidade, do corpo humano, da vida do trabalhador, de política e economia, além de uma série de temas específicos, como religião e esportes. Na tentativa de estimular as visitas e o conhecimento, foram organizados dois grandes eventos para os próximos meses: a 10ª Semana dos Museus, em maio, e o Roteiro de Museus para a Conferência Rio + 20, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

No país, é possível fazer uma viagem à história mundial e nacional por meio dos museus. No Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais está parte dos relatos, objetivos e obras do período da colonização brasileira. Em Curitiba, no Paraná, está o Museu do Holocausto, inaugurado em dezembro do ano passado, que conta a tragédia vivida pelos judeus e a perseguição dos nazistas na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

O ecletismo religioso brasileiro pode ser observado em vários museus na Bahia. A mescla na musicalidade, criando novos ritmos e estilos, está presente em várias instituições em Pernambuco. No Pará, está o Museu da Amazônia, denominado Museu Paraense Emílio Goeldi, que reúne estudos e obras da história natural do Brasil desde os primeiros viajantes estrangeiros que estiveram no país.

Em Brasília, a história atual está presente na arquitetura arrojada de Oscar Niemeyer, que se transformou em cartões-postais como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Palácio Itamaraty.

Na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está a programação completa para a 10ª Semana dos Museus, com o tema Museus em um Mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações – que pode ser acessada no site http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2012/04/Guia_10Semana-de-Museus.pdf

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News