Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/05/2012 11:03

Mais de 3 mil museus oferecem opções para viajar na história

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – Os curiosos têm pelo menos 3 mil opções entre museus e instituições culturais em todo o país para conhecer mais sobre a história do Brasil, da sua cidade, do corpo humano, da vida do trabalhador, de política e economia, além de uma série de temas específicos, como religião e esportes. Na tentativa de estimular as visitas e o conhecimento, foram organizados dois grandes eventos para os próximos meses: a 10ª Semana dos Museus, em maio, e o Roteiro de Museus para a Conferência Rio + 20, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

No país, é possível fazer uma viagem à história mundial e nacional por meio dos museus. No Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais está parte dos relatos, objetivos e obras do período da colonização brasileira. Em Curitiba, no Paraná, está o Museu do Holocausto, inaugurado em dezembro do ano passado, que conta a tragédia vivida pelos judeus e a perseguição dos nazistas na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

O ecletismo religioso brasileiro pode ser observado em vários museus na Bahia. A mescla na musicalidade, criando novos ritmos e estilos, está presente em várias instituições em Pernambuco. No Pará, está o Museu da Amazônia, denominado Museu Paraense Emílio Goeldi, que reúne estudos e obras da história natural do Brasil desde os primeiros viajantes estrangeiros que estiveram no país.

Em Brasília, a história atual está presente na arquitetura arrojada de Oscar Niemeyer, que se transformou em cartões-postais como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Palácio Itamaraty.

Na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está a programação completa para a 10ª Semana dos Museus, com o tema Museus em um Mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações – que pode ser acessada no site http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2012/04/Guia_10Semana-de-Museus.pdf

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)