Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de 2,7 milhões de crianças já receberam a vacina

Agência Saúde - 14 de junho de 2008 - 13:31

O primeiro balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite indica que 2.705.764 crianças menores de cinco anos já tomaram a dose da vacina que protege contra a paralisia infantil, em todo o país. Isso representa 17,05% em relação à população total de crianças nessa faixa etária - 15,8 milhões.

Na avaliação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, os dados são positivos e indicam que a meta será alcançada.

Os dados correspondem às informações repassadas ao Ministério da Saúde por estados e municípios até 12h40 de hoje (14/6) e refletem o ritmo da campanha nas primeiras horas do dia.

Um novo balanço parcial será divulgado às 18h de hoje.


Campanha - Com slogan "Tem que vacinar, não pode bobear", a campanha tem investimento de R$ 11,7 milhões na compra de 28 milhões de doses da vacina contra a poliomielite e outros R$ 5,8 milhões repassados aos estados e municípios para operacionalizar a ação.

Para a realização desta etapa da campanha, estarão mobilizadas, em todo o país, mais de 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 70 mil postos de vacinação. O transporte será assegurado por embarcações, automóveis e aeronaves para áreas de difícil acesso.

As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no dia 9 de agosto.

Pólio no mundo - Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.

SIGA-NOS NO Google News